Quiosque Azul.
PRETO NO TOPO DA LISTA PARA A DEFESA DE JESUS - Fonte O Jogo.
A procura do Belenenses por um defesa-central que colmate a preceito a saída de Nivaldo para os franceses do Saint-Etienne está cada vez mais dirigida para o mercado brasileiro, e Paulo Henrique da Costa, conhecido como Preto, é a hipótese mais forte para preencher tal lacuna.
Preto, actualmente ao serviço do Fortaleza, da Série B do campeonato brasileiro, tem 26 anos e é um dos jogadores que está nas cogitações da SAD para reforçar o plantel de Jorge Jesus. O facto de ser um defesa-central que actua preferencialmente sobre o lado esquerdo da defesa – é igualmente esquerdino – e de deter uma vasta experiência acumulada no futebol brasileiro coloca Preto no topo das prioridades dos azuis, que desejam conferir maior maturidade ao eixo da sua defensiva.
A SAD belenense já terá, inclusive, apresentado uma proposta pelo atleta, que se encontra vinculado à formação do Nordeste brasileiro. No entanto, dado que o clube de Fortaleza atravessa uma grave crise financeira, acrescida de alguma instabilidade no que concerne ao comando técnico da equipa principal, a saída de Preto é tida como possível – e até desejável – por jogador e Direcção, que pode assim encaixar uma verba, ainda que reduzida, pela transferência.
É que em causa está um montante semelhante ao apresentado anteriormente pelo passe de Nivaldo, ou seja, pouco mais de 55 mil euros ( recorde-se que, uma época depois, o passe do jogador rendeu mais de três milhões de euros aos cofres dos azuis do Restelo). Acrescente-se que a SAD belenense tem vindo a efectuar todos os esforços para concretizar a transferência do central desejado ainda antes da participação da equipa no torneio Teresa Herrera, que se inicia no próximo dia 7 de Agosto, na Corunha.
BILHETE DE IDENTIDADE
Nome: Paulo Henrique da Costa
Alcunha: Preto
Data de nascimento: 20/12/1980 (26 anos)
Naturalidade: Três corações, em Minas Gerais
Nacionalidade: Brasileira
Posição: Defesa-central
Altura: 1,85 metros
Peso: 78 kg
Clubes anteriores: Atlético Mineiro, Fabril de MG, Atlético três corações, Ateneu de MG, Guarani de MG, Botafogo, Grémio Goianense, Riobordense, Ceará, Goiás e Fortaleza.
TÁCTICAS SÓLIDAS COM DEFESA CURTA - Fonte O Jogo.
O primeiro teste a sério da equipa do Belenenses fora de portas nesta pré-temporada não poderia ter corrido da melhor forma para a equipa lisboeta. Venceu o Torneio Moulay El Hassan, não sofreu golos, mas, a espaços, sentiu algumas dificuldades perante os oponentes que se lhe depararam, colocando a nu uma ou outra deficiência já latente.
Em termos tácticos, Jesus aproveitou para testar dois sistemas diferentes – o 4x2x3x1 e o 4x4x2 losango – e duas versões distintas da mesma matriz. Na versão ultraconservadora, o técnico belenense apostou numa dupla de médios defensivos, Rúben Amorim e Hugo Leal, deixando três unidades no apoio directo ao isolado Roncatto, que, na frente de ataque, mostrou que é mais forte com um colega a seu lado. Se, em termos defensivos, o modelo em causa não mereceu reparos, ofensivamente faltou alguma profundidade.
O losango do meio-campo foi, então, uma opção efectiva. Uma espécie de regresso às origens, que, em função das características dos dois homens da frente, apresenta mutações interessantes. Silas foi utilizado enquanto segundo homem do ataque e mostrou ser opção para a posição, quando a manutenção da posse de bola for uma prioridade; João Paulo acrescentou força e entrega à inteligência e técnica de Roncatto – tem lugar garantido na equipa –; enquanto Mendonça provou que, nos momentos de contra-atacar, é um perigo à solta. Já Muñoz… esteve muito apagado, e a vida não está fácil.
No meio-campo, abundam as opções, com José Pedro – eleito o melhor jogador do torneio –, Silas e Rúben Amorim “garantidos” entre os titulares. Hugo Leal está a caminho disso, Gabriel Gómez, Fernando e Rafael Bastos surgem numa segunda linha para… entrar.
No eixo da defesa, continua tudo muito curto. Rolando e Gonçalo estiveram em bom plano, mas faltam opções. Devic permanece lesionado, e Weverson nem "calçou". Cumpre um período de experiência, que ainda não se sabe muito bem no que pode dar. Certo é que vem um central a caminho, sendo que, na baliza, só falta, até ver, Costinha.
COMITIVA PARTIDA... - Fonte O Jogo.
A comitiva do Belenenses chegou ontem a Lisboa dividida. A reduzida capacidade – apenas 40 pessoas – dos aviões disponibilizados pela Royal Air Maroc determinou que os elementos da comitiva dos azuis do Restelo viajassem para Lisboa repartidos por dois dos três aviões que fazem a ligação aérea entre Casablanca e a capital portuguesa. Assim, pelas 13h00 locais, partiu uma parte do grupo, enquanto a restante seguiu para Portugal às 20h30 locais, mais uma hora em Portugal continental, chegando ao aeroporto da Portela sensivelmente às 23h30.
Dady e Devic ficam à parte.
O plantel orientado por Jorge Jesus não terá direito a folgas após o triunfo no Torneio Moulay El Hassan e regressa hoje ao trabalho, ao que tudo indica pelas 17h00, no Estádio do Restelo, numa sessão em que Dady e Devic devem continuar a treinar de forma condicionada. Os dois atletas vão continuar a fazer exercícios específicos no relvado, enquanto Carlos Alves, Areias e Mano prosseguirão com trabalho de ginásio. Costinha deverá efectuar alguns exercícios no relvado com o treinador de guarda-redes, Figueiredo.
Sem perder com o Real
HUGO LEAL SABE COMO BATER MERENGUES - Fonte Record.
Os próximos jogos de preparação do Belenenses são frente ao Nacional (amanhã) e E. Amadora (sábado), mas Jorge Jesus já admitiu que o próximo objectivo da equipa será o encontro com o Real Madrid e é para isso que se vai preparar.
E no plantel dos azuis há um jogador que sabe a receita para vencer o poderoso adversário. Trata-se de Hugo Leal que, enquanto esteve ao serviço do Atlético de Madrid (nas temporadas 1999/2000 e 2000/01), nunca perdeu qualquer dérbi diante dos merengues.
“Fomos ganhar uma vez por 3-1 ao Santiago Bernabéu e empatámos 1-1 em casa. Por isso, nunca perdi com eles”, referiu, bem humorado, o médio que chegou esta época ao Belenenses.
Folga
A equipa técnica decidiu, entretanto, cancelar o jogo de preparação agendado para hoje, com o Atlético, estando marcado treino para o final da tarde (17/18 horas) no Restelo.
|