
Quiosque Azul.
Durval é o alvo dos azuis
DEFESA-CENTRAL DO SPORT RECIFE - Fonte Record.
O Belenenses está interessado em Durval, central do Sport Recife. O director-desportivo dos azuis, Carlos Janela, assistiu ao Figueirense-Sport Recife (0-1) com o empresário Jorge Baidek e, no final, decorreram as negociações.“O Durval é importante para a equipa e só sai por uma verba na ordem de 1 milhão de euros. Se o Belenenses quiser, deposita o dinheiro e leva o jogador, que tem contrato até Dezembro de 2009”, confirmou a Record o director de futebol do Sport, Guilherme Beltrão.
Durval é alto (1,85m) e possante (pesa 82 quilos), tendo completado, recentemente, 27 anos. Bi-campeão pernambucano pelo Sport Recife, Durval – que jogou antes no Atlético Paranaense – é considerado o melhor central da equipa.
Cabe agora aos azuis negociar para baixar o valor a pagar pelo desejado substituto de Nivaldo.
Video do Jogador
A SÍNDROME DA ESCASSEZ - Fonte O Jogo.
A vitória tranquila sobre o Sintrense, naquele que foi o segundo jogo realizado na pré-época do Belenenses, comprovou as impressões que já tinham ficado na retina de quem viu o plantel dos azuis do Restelo versão 2007/08: a qualidade dos reforços parece ser factual, e as opções para os vários sectores do terreno abundam em quantidade e qualidade, menos no eixo da defesa.
Efectivamente, esse parece ser o principal problema que o técnico Jorge Jesus enfrenta neste momento. Não que a qualidade de Rolando ou Gonçalo Brandão seja discutível, mas apenas porque são os únicos jogadores em condições físicas e posicionais para ocupar as duas vagas no centro da mesma. Devic permanece em recuperação de uma lesão, e a saída de Nivaldo complicou as contas deixando a defesa sem… patrão. Urge a contratação de mais um atleta para aumentar a competitividade do sector, dotando-o de capacidade para fazer frente às quatro provas que o clube vai disputar. E se, no eixo da defesa, existem limitações, nas faixas laterais constam três opções para cada um dos lados (Cândido Costa, Amaral e Mano na direita; Rodrigo Alvim, Areias e Carlos Alves na esquerda), enquanto, no meio-campo e ataque, a escolha de Jesus não será fácil.
Frente ao Sintrense, Roncatto e Muñoz provaram que estão na luta com Dady pela titularidade, Hugo Leal é a opção mais forte para o quarto homem do meio-campo, enquanto, lá atrás Cândido Costa vai adquirindo – e bem – rotinas de lateral-direito. No ataque é que as dúvidas de Jesus são (ainda) maiores: Roncatto tem dado excelentes indicações, mas Muñoz não se fica atrás.
Sintrense 0 - Belenenses 4
MATRIZ VENCEDORA MANTÊM-SE NA NOVA ÉPOCA - Fonte O Jogo.
Jesus vai continuar a apostar no 4x4x2 losango, matriz que tão bons resultados deu no ano transacto. Fiel aos seus princípios, o técnico belenense parece já ter esclarecido algumas das dúvidas que inicialmente poderiam subsistir. Assim, se na baliza Costinha leva vantagem teórica, na defesa Cândido Costa será, ao que tudo indica, o lateral-direito da equipa – ficando Mano e Amaral no papel de suplentes –, no eixo permanecem as dúvidas, e, no lado esquerdo, Alvim é intocável, até ver. Rúben Amorim, José Pedro e Silas manter-se-ão na estrutura-base do meio-campo, sendo que Hugo Leal, Gabriel Gómez e Rafael Bastos vão disputar a vaga em aberto, com vantagem para o primeiro. No ataque, os problemas físicos de Dady podem permitir uma dupla Roncatto-Muñoz, com João Paulo a surgir como principal opção, quando for necessário conferir maior presença na área contrária. Mendonça corre por fora – a sua versatilidade pode ser útil na mutação do sistema para um 4x3x3, nomeadamente quanto for necessário abrir a frente de ataque. Aí, Fernando é, a par de Silas, opção para o flanco esquerdo.José Pedro
"NÃO PODEMOS SER SURPRESA" - Fonte O Jogo.
José Pedro mostrou-se ontem confiante num bom desempenho do Belenenses na temporada 2007/08 e não quer desilusões de anos anteriores. “Vai ser uma época dura, e queremos entrar da melhor maneira na Liga. Já não somos surpresa, mas, depois do quinto lugar conquistado, não podemos voltar, como em anos anteriores, a ficar em 12.º ou 14.º lugar. O Belenenses não pode ser surpresa. Tem de continuar a fazer o mesmo do ano passado”, afiançou.
VENENO NA VERSATILIDADE - Fonte O Jogo.
Chegou há pouco menos de uma semana a Portugal, e o rótulo de goleador parece que não vem trocado. Nicolás Muñoz é um avançado que faz da versatilidade a sua principal arma. Gosta de procurar os espaços entre os defensores contrários para receber a bola e, posteriormente, partir para situações de 1x1 ou para jogar 2x1 com os colegas do meio-campo e ataque. Munõz é um avançado de estatura baixa (1,77), mas que não vira a cara à luta e parece ter instinto/faro pelo golo. Ontem, mostrou isso mesmo ao marcar um golo pleno de oportunismo. OS NOVOS - Fonte O Jogo.
Hugo Leal
Combativo
Parece ser um dado quase certo que fará parte do onze–base de Jorge Jesus. Muito combativo, mostrou ser uma boa ajuda para Rúben Amorim na luta pela posse da bola no centro do terreno. Bem ao nível das compensações.
João Paulo
Abnegado
Ainda algo desenquadrado com os movimentos de ataque da equipa, o avançado não virou a cara à luta, e essa parece mesmo ser a sua principal característica. Marcou um golo pleno de oportunidade, de cabeça, entre os centrais contrários.
Roncatto
Perigoso
Mobilidade e técnica são características que podem torná-lo num caso sério dentro da equipa. Jorge Jesus tem gostado das movimentações do brasileiro e do modo como este consegue desequilibrar. Inteligente, tem sempre os olhos na baliza.
Gabriel Gómez
Simplicidade
Usou a preceito a força que detém para impor-se no sector intermediário. A facilidade de processos foi característica, e, sempre que conseguiu, apareceu em zonas mais adiantadas para criar problemas aos oponentes.
Rafael Bastos
Prático
Joga habitualmente a um, dois toques, utilizando a sua qualidade de passe para dar dimensão ao jogo. Ontem, nem sempre o conseguiu, mas foi crescendo competitivamente e acabou por mostrar que, ao nível do remate, tem qualidade.
Mendonça
Perdulário
Algumas diagonais bem executadas permitiram-lhe criar fissuras na defensiva contrária. Rápido e possante, pecou no capítulo da finalização.
QUARTETO RECUPERA - O Jogo.
Costinha, Dady, Devic e Mano não marcaram presença no desafio de ontem do Belenenses frente ao Sintrense, pois prosseguiram o tratamento para debelar as lesões de que padecem. Mano tem um traumatismo no calcanhar, Dady tenta debelar a pubalgia. Devic recupera dos problemas nos adutores, e Costinha de uma intervenção cirúrgica na região tibiotársica esquerda. Areias foi operado à planta do pé direito e teve ontem alta hospitalar.






|