Quiosque Azul.




ESTRUTURA REFORÇADA - Fonte O Jogo.

"Organização parece ser a palavra de ordem no Restelo, nomeadamente em torno do plantel principal da formação do Belenenses. Jorge Jesus não perdoa e aos poucos vai conferindo maior capacidade organizativa e logística a tudo o que rodeia a equipa que orienta, cuja ligação com a formação do clube será ainda mais estreita.

Para o efeito, a integração de antigos jogadores na orientação dos escalões jovens do Belenenses e na respectiva estrutura do futebol profissional parece ser a chave. Filgueira, Romeu, Rui Jorge e Tuck são alguns dos nomes que já envergaram a camisola com a cruz de Cristo no peito e que hoje trabalham directamente sobre a supervisão de Jorge Jesus – isto sem esquecer outros como Miguel Quaresma, responsável pela área da formação. Filgueira como técnico principal dos juvenis A, Romeu em idêntica função nos juvenis B, Rui Jorge nos juniores – que às terças-feiras durante a época vão treinar contra os seniores - e Tuck como secretário-técnico formam parte da estrutura que tem na mística pelo clube e no conhecimento prático do futebol mais-valias para formar jovens que reforcem a equipa principal do Belenenses.

Romeu foi o último a chegar e já ajuda Jesus na orientação dos treinos, juntando-se a Murça, Figueiredo, Raul José, Mário Monteiro e João Miranda na missão de preparar a equipa. O antigo avançado terá oportunidade para começar a dar os primeiros passos como técnico, sendo apadrinhado por Jesus. De resto, para além dos elementos supracitados, juntam-se ainda técnicos de equipamentos e departamento médico, uma vasta equipa de profissionais em torno dos atletas… para que nada falte.

Jorge Jesus
“Estruturas técnicas concebidas por mim”

O técnico Jorge Jesus privilegia a prática em detrimento da teoria, por isso afirma que a escolha de ex-jogadores do clube para as equipas técnicas da formação é uma aposta correcta por vários factores. “São pessoas que já se encontram no clube e a melhor aprendizagem resulta dos mais de 15 anos que cada um deles passou como jogador de futebol. As estruturas técnicas até aos juvenis foram todas concebidas por mim. O conhecimento da metodologia dos seniores será importante para todos eles. Os técnicos vão aplicar um padrão de exercícios, introduzindo-lhe alguma da sua própria criatividade. Pretendemos criar uma cultura de treino”, referiu Jorge Jesus, que de imediato afiança: “Os antigos jogadores sabem o que é a palavra mística, sabem que só se ganha defendendo os princípios que são melhores para a equipa. E assim pode ser transmitida aos mais jovens jogadores do clube e não só.”

OS TÉCNICOS
Tuck
“Trabalho flui com facilidade”

“Os parâmetros de contratação de jogadores serão sempre definidos pela equipa técnica e depois são filtrados. O objectivo a médio/longo prazo é ser treinador[actualmente é o secretário-técnico], mas neste momento estou numa estrutura boa e bem organizada e o trabalho flui com facilidade."

Rui Jorge
“Sem dificuldades como treinador”

“O início da carreira de treinador no Belenenses correu sem dificuldades. Podia ter ido para um clube diferente e não ter este grupo. Encontrei no Belenenses um meio muito bom dentro do clube. Podemos, graças à escola que temos, ajudar os mais jovens. Nem todos os bons jogadores dão bons treinadores.”

Romeu
“Oportunidade muito boa”

“Esta oportunidade é muito boa para mim. Depois de ter acabado a carreira de futebolista profissional posso continuar ligado ao futebol que é o que mais gosto de fazer. Posso transmitir aos mais novos o que me ensinaram ao longo da carreira. Quero contribuir para que os jovens do Belenenses tenham maior reconhecimento nacional.”

Figueiredo
“Trabalho transversal”

“É verdade que estou ligado a uma posição mais específica [técnico de guarda-redes], mas o importante é utilizar métodos de trabalho semelhantes nessa posição. É necessário trabalhar transversalmente, de forma específica, esse posto e espero dar, com a experiência adquirida, mais qualidade aos jogadores.”

O Belenenses clube acompanhou a evolucao do Belenenses SAD?
Sim.
Nao.
  
pollcode.com free polls

SUB-19: GUARDA-REDES "CONFIANTES" NO SUCESSO DE PORTUGAL NO EUROPEU - Fonte Mais Futebol.

"Ventura, do F.C. Porto, e Marco Pinto, do Belenenses, são os guarda-redes da Selecção sub-19, que vai disputar o Campeonato da Europa, de 16 a 27 de Julho, na Áustria. Só um poderá ser titular, a escolha deverá recair sobre o campeão nacional de juniores, mas trabalham os dois diariamente como se não houvesse garantias. No primeiro Europeu de ambos, move-os o sonho de jogarem a final. Para já, confiança não lhes falta.

«Estamos confiantes em fazer um bom Europeu. Primeiro há que passar a fase de grupos e depois ver o que acontece. O sonho é chegar à final», começou por dizer Ventura, na conferência de imprensa desta terça-feira. «Temos a expectativa de fazer o melhor possível e, se possível, chegar à final e ganhar», comentou Marco Pinto.

Para o guarda-redes do F.C. Porto, a principal valia da Selecção assenta no conjunto. «A nossa equipa vale mais pelo colectivo que pelas individualidades. Se jogarmos como equipa podemos tirar vantagem disso. (...) Temos de ter mais confiança em nós e saber que podemos vencer», analisou Ventura, que a cada dia que passa sente crescer a «ansiedade». «Um Europeu é uma prova que não disputamos todos os dias», justificou.

Nenhum tem dúvidas que Portugal é candidato ao título, apesar de haver equipas mais candidatas, como é o caso da Espanha, campeã europeia. «Vencendo o primeiro jogo torna-se mais fácil. Mas não vamos facilitar. (...) Somos favoritos. Não somos os grandes favoritos, mas vamos fazer tudo para concretizar o nosso sonho», prometeu Ventura. «Portugal é um dos favoritos, mas se no Europeu estão as oito melhores equipas é porque todas têm qualidade», considerou Marco Pinto.

Nos treinos dividem o protagonismo, mas quando os jogos começarem só um terá oportunidade de brilhar. Ventura, mais experiente com a camisola nacional (18 internacionalizações) e campeão nacional de juniores pelo F.C. Porto, perfila-se para entrar de início, mas tanto um como outro destacam o nível da concorrência. «É um concorrente forte. Se não fosse não estava aqui», observou Ventura, que tem em Vítor Baía e Helton «bons exemplos e grandes ajudas».
«É muito bom. Tem uma boa postura dentro de campo. É tranquilo, algo muito importante num guarda-redes», avaliou o jogador do Belenenses (duas internacionalizações), que gosta de se inspirar em Ricardo, do Sporting, e Buffon, da Juventus".

Pedro Espinha perspectiva futuro de Ventura e Marco

"Pedro Espinha, treinador de guarda-redes da Selecção, acompanhou esta terça-feira a conferência de imprensa de Ventura e Marco Pinto. «Acima de tudo são dois guarda-redes com um futuro bastante promissor. Possuem características diferentes e dão garantias de que não será por eles que Portugal não terá uma participação condigna no Europeu», começou por dizer o antigo jogador e internacional A.

«Penso que o Ventura tem todas as condições para deixar de ser promessa e passar a certeza. Praticamente não tem pontos fracos. O Marco tem sido bem acompanhado, é rápido, ágil, tem reflexos muito bons. Auguro-lhe um bom futuro consoante as oportunidades», perspectivou".
Devera Marco Pinto...
Permanecer no plantel?
Ser emprestado?
  
pollcode.com free polls

ESTRELA-BELENENSES NA APRESENTAÇÃO AOS SÓCIOS - Fonte A Bola.

O Estrela da Amadora, que continua com o técnico Daúto Faquirá à frente do seu plantel, arranca esta quinta-feira de manhã com os trabalhos da nova temporada com os jogadores a serem submetidos aos habituais testes médicos.

A apresentação aos sócios da equipa do Estrela da Amadora para a nova temporada na Liga de futebol está agendada para 4 de Agosto às 20:00, com o Belenenses.