Investigação Belém até Morrer: Lukunku será reforço?

Em busca do possível próximo reforço azul, o Belém até Morrer investigou Ali Lukunku, congolês do Standard de Liège (contrato até 2008).

A “saga” começou quando os órgãos de comunicação social belgas deram como certa a saída do jogador para o estrangeiro. Supostamente, Ali estava a ser seguido “por certos clubes do Catar e de Portugal”.
No jornal Meuse, o atacante congolês afirmou que não seria contra uma partida para o Catar. "financeiramente, é naturalmente muito interessante", declarou. “Seria também interessante ingressar em certos clubes portugueses, entre eles o Belenenses”.
A possível saída do Standard estaria ligada ao excesso de atacantes dos belgas: “Com a chegada de Mbokani e provavelmente a de Sterchele, seria mais apenas o quinto atacante”, disse a comunicação social belga – o ingresso de Sterchele no Standard não se concretizou até este momento, dispondo do clube de 3 atacantes para além de Ali:
De Camargo Igor; Jovanovic Milan; Mbokani Dieudonné (todos eles nascidos na década de 1980).
Apesar dos rumores da saída, “Os líderes liégeois contudo comunicaram que não o reterão”.
O excesso de avançados é uma explicação, a condição de suplente outra. Finalmente, Ali conta já com 31 anos de idade.

Depois das possibilidades Catar e Portugal terem sido apresentadas, a primeira destas foi recusada pelo jogador: “Estabeleceu contactos com o Catar, pista interessante financeiramente mas que recusou”.
Seguiu-se a hipótese Saint-Trond, clube com o qual Ali terá mesmo assinado um pré-acordo, acabando por se “retrair no último minuto.”
“A fim de privilegiar uma pista estrangeira? Extremamente provável dado que o jogador declarava ontem em Gazette des Sports estar em contacto com o clube português do Belenenses.”
Ou seja, o próprio jogador terá confirmado contactos com o Belenenses.
A outro órgão de comunicação social, Ali terá afirmado que "é demasiado cedo para partir para o Quatar. Em contrapartida a oferta de Belenenses interessa-me."

Existiu (existe?), portanto, proposta do Belenenses, isto fazendo fé nas palavras do jogador.

Seja como for Ali Lukunku surge enquanto jogador do Standard (época 2007-08) no site oficial do clube belga, podendo o não ingresso de Sterchele significar a sua permanência. Pelo menos até ver…

Ali Maboula Lukunku nasceu no Congo em Abril de 1976, ou seja, tem 31 anos. É possuidor de um porte atlético impressionante: 1,90 m, 89 quilos.
Antes de ingressar no Standard, passou por clubes como FC Grenoble, AS Monaco, Galatasaray, Lille e o Gent.
Actuou em 140 partidas com a camisola do Standard, 95 das quais enquanto titular. Marcou 55 golos, 4 dos quais nas competições europeias.

Seria, sem qualquer espécie de dúvida, um reforço extremamente interessante para o Belenenses…

Fontes:
http://lafamillerouche.skynetblogs.be/post/4669288/lukunku----le-qatar-est-tres-tentant--
http://standardrscl7.skyrock.com/4.html
http://mercato-footbel.skyrock.com/
http://www.standardliege.be/uk/index.php

Video.