Espelho Meu, Qual o Melhor Apito: o Teu ou o Meu?

Por estes dias, à conta do caso Apito Dourado, e das acusações contra Pinto da Costa grassa grande alvoroço nos hostes nacional-benfiquistas e, embora menos, na metade do seu reverso verde branca, incluindo algumas franjas nossas que se sentem enlevados numa alinça tripartida com os dois outros grandes de Lisboa, sem reparar que, nas actuais condições, tal assenta num desprezo da parte deles relativamente ao Belenenses e na rendição dos nossos que se lisonjeiam nessa camaradagem.

À cautela, a incansável e inqualificável Leonor Pinhão (que até já teve o "descaro" de nos roubar, para o clube dela, o quarto de hora à Belenenses) e o seu marido João Botelho, realizador de cinema, já preparam um filme. Alguns a esta hora já devem estar em delírio.


A nossa posição sobre isto é clara. Que se julgue com justiça e sem medo, e se castiguem os prevaricadores. Todos, sejam quais forem. Exemplarmente.


Pinto da Costa e Valentim Loureiro contribuíram sem dúvida para enegrecer a sina do Belenenses (na minha opinião, a 2ª descida teve sem dúvida o seu dedo, ajudado pela nossa burrice) . Se nos "lixaram" mais ou menos que Benfica e Sporting, isso é coisa bastante duvidosa. Pela nossa parte, defendemos a equidistância.

Não ponho as mãos no fogo pela inocência dos actuais dirigentes do Benfica e até do Sporting - e de alguns do passado nem vale a pena falar. De resto, os maiores escândalos sofridos pelo Belenenses foi em jogos com esses adversários.

O Benfica, nem precisa de apito dourado. 50% dos árbitros são adeptos seus. Outros 20% são do Sporting. Se mostrarem a mesma isenção a que todos os dias assistimos por parte de jornalistas do Benfica e do Sporting, estamos conversados...


Adicionalmente, convém não esquecer a figura de Luís Guilherme, presidente da Comissão de Arbitragem. Não vou dizer que ele é um criminoso, porque de tal não tenho sequer indícios. Mal qual o seu clube? E será mesmo imparcial? E qual o contributo de Luís Filipe Vieira para o colocar como Presidente da Comissão de Arbitragem? E porque o mesmo Luís Filipe Vieira andou de braço dado com Valentim Loureiro (metendo a viola no saco quando este lhe berra factos e insinua divulgar outros) ou há 3 anos atrás anunciou que o grande reforço do seu clube era na arbitragem e outros lugares de influência?

Pela nossa parte, só queremos deixar de ver o Belenenses massacrado, tal implicando, antes de tudo, que se faça respeitar e tenha voz clara, autorizada, desassombrada e corajosa.

A este propósito, há um excelente artigo no blog Belém Integral:
http://belemintegral.blogspot.com/2007/06/um-livro-um-filme.html