"Domingo Sangrento..."

Na edição do jornal "O Jogo" de hoje, pode-se ler a seguinte notícia.

"A Segurança Social recusou taxativamente as garantias dadas pelo Belenenses no âmbito do pagamento dos cerca de 55 mil euros mensais decorrentes do cumprimento do Plano Extrajudicial de Conciliação (PEC).

O procedimento, mediado pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e ao Investimento (IAPMEI), que visa facilitar o pagamento das empresas em dificuldade aos seus credores, foi utilizado pelos azuis do Restelo para suprimir, de forma gradual, ao longo dos anos, a verba em dívida às Finanças e à Segurança Social, estimada entre os 3,5 e 4 milhões de euros – repartidos entre clube e SAD –, no entanto as rendas provenientes do direito de superfície das bombas de gasolina da BP e da Repsol, bem como da McDonald's, dadas como garantias, foram recusadas.

Se, no que concerne às Finanças, a garantia para o pagamento do IRS não foi colocada em causa, o mesmo não se verificou com a Segurança Social, que exigiu, como garantia, o terreno onde se encontra a bomba da BP. Tal facto motivou, desde já, a convocação, com carácter de urgência, para amanhã, pelas 19h00, de uma reunião do Conselho Geral do clube, que deverá aconselhar a Direcção de Cabral Ferreira a submeter a questão aos associados em assembleia geral (AG).

Tudo porque, de forma indirecta, essa garantia poderá implicar alienar ou onerar património do clube, o que, em caso de ser efectuado, pela Direcção do clube, à revelia de uma AG, viola os estatutos do clube, nomeadamente o artigo 84.º.Dado que o acordo do PEC deveria ter sido assinado em Maio, o Belenenses encontra-se actualmente numa situação de incumprimento e está sujeito à possibilidade de serem executadas penhoras aos bens do clube e não só. É que tal situação poderá implicar a penhora de passes de jogadores e, inclusive, da receita do Bingo – que, anualmente, ronda os dois milhões de euros –, bem como de outras receitas.

Dada a realidade financeira do clube, as rendas supracitadas, os terrenos e a receita do Bingo são os valores passíveis de serem dados como garantias, sendo que as rendas foram já recusadas, os terrenos implicam aprovação em AG, e as receitas do Bingo pressupõem o hipotecar das mesmas para lá do mandato de Cabral Ferreira".
.
Antes de adiantarmos qualquer comentário, esperamos por mais desenvolvimentos/confirmações.