Começar de Novo

Escrevemos aqui há dias um texto a que chamámos Muito Mais que 90 Minutos.
Falámos sobre a importância do antes do jogo e do depois do jogo. Quanto a este "depois", colocámos 2 hipóteses, conforme ganhássemos ou perdessemos. Infelizmente perdemos; por isso, relembremos o que foi escrito sobre essa hipótese:

"Mas nos dias e semanas a seguir, a Taça continua! É verdade! Se perdermos, é importante cerrar os dentes, e pensar que tem que ser para o ano; é importante readquirirmos o gosto pelo desafio, gostar de tentar, de ousar, de ser rival. Perdemos? Ficamos triste mas lutámos por um título; se continuarmos a lutar, haveremos de ganhar!"

Queremos repetir isto mesmo.


Mas há mais. Se hoje leram os jornais desportivos, reparem que já nos arrumaram no cantinho habitual. Isto para não falar já no nojo que foi a edição do Record de ontem (já agora: o Sporting jogou com quem?!) e, também ontem, do "vómito" do Fernando Guerra na Bola.

Se não fizermos por nós, pela nossa vida, ninguém o fará.

Esqueçam a história dos clubes de Lisboa... Eles tratam da sua vida. Tratemos da nossa.

É preciso fidelizar os milhares de azuis que estiveram no Jamor e andavam afastados.


E é preciso continuar a chamar uma quantidade ainda muito maior de belenenses que continuou a ficar em casa, e que só voltarão com muita insistência e com a chama acesa, com intensidade.

É preciso paixão. É a paixão que leva ao futebol os adeptos que interessam. É preciso alegria. Sem alegria, não haverá juventude.

É preciso uma campanha de angariação de sócios. Agora. Já. Mais adiamentos, não, por favor. Em Setembro, muito da chama ter-se-á extinto. Ontem já era tarde. Mas só nos interessa sócios que sejam mesmo belenenses. Basta de infiltrações que dão cabo do clube e que fazem sofrer os que amam o Belenenses e só o Belenenses. Há dezenas de milhar que são belenenses e não são sócios.

É preciso voltar a dinamizar os núcleos de verdadeiros belenenses por todo o país. Não os podemos deixar ao abandono.

Que a presença na final, mesmo perdida, não seja um ponto de chegada mas um ponto de partida. Vamos ultrapassar o desgosto e começar já a trabalhar no futuro. Dez, cem vezes mais que até agora!

O Belenenses é mesmo feito disto: resistir e recomeçar sempre. É o nosso destino. Uma vez mais, com aquele golo maldito em cima dos 90 minutos, a tristeza dilacerou-nos. Mas a nossa paixão é também feita de muitas lágrimas. São elas que nos ensinaram a resistir e amar o Belenenses, de uma forma diferente do modo como se amam outros clubes. São elas que fazem únicas, lindas, incomparáveis as nossas conquistas.

Vamos todos lutar por um futuro melhor. Vamos todos lutar para ter novas oportunidades para sermos felizes, porque a vontade é uma força enorme.

Ilustrando o nosso emblema
Consagrado e popular...


(foto retirada do blog
http://belemprasempre.blogspot.com)