Antevisão Belém até Morrer: Estrela

O historial entre Belenenses e Estrela da Amadora é relativamente recente. Os dois emblemas de Lisboa defrontaram-se pela primeira vez na época de 1988/89, imperando o factor casa: vitória azul no Restelo por 1:0, e derrota no José Gomes por 2:1.

Nos confrontos seguintes esta lógica manteve-se – vitórias caseiras em 1989/90 e 1990/91 e derrotas na Amadora. Só na temporada de 1993/94 os azuis logram empatar na Reboleira – 2:2 - resultado que iniciaria uma série de 8 jogos sem perder no terreno do adversário – 3 vitórias e 5 empates – série esta quebrada com a derrota da presente época: 1:0.
Ao invés, no Restelo, e isto depois de 5 vitórias nos 6 primeiros jogos, a última das quais por 4:1 em 1995/96, os azuis iniciaram uma série de 4 jogos sem conhecer o sabor da vitória – 2 empates e 2 derrotas. Esta sequência foi entretanto quebrada em 2003/04, com uma vitória do Belenenses por 4:1.
No cômputo geral, porém, o Belenenses apresenta clara superioridade: 9 vitórias, 8 empates e 6 derrotas, números que no Restelo são ainda mais favoráveis – 6 vitórias, 3 empates e 2 derrotas.

Se, em casa, o Belenenses é sempre historicamente favorito, este favoritismo endémico assume nesta temporada contornos ainda mais evidentes: os azuis do Restelo têm vindo a realizar uma época extraordinária, encontrando-se em 4º lugar na liga e nas meias-finais da taça.
Somam já 40 pontos, e uma série impressionante de jogos sem perder – e sem sofrer golos. Assim, o Belenenses perdeu pela última vez na jornada 18, seguindo-se 6 jornadas nas quais logrou vencer em 5 ocasiões. Depois da vitória na Figueira da Foz e do empate no Porto face ao Boavista, seguiram-se 4 vitórias brilhantes.
Ao invés, o Estrela da Amadora somou somente 4 pontos nas últimas 6 partidas para a liga, não vencendo desde a 20ª jornada: 1:0 frente ao Marítimo na Reboleira.

Mesmo tendo em conta o factor visitado/visitante, a superioridade teórica azul é esmagadora. De facto, após alguns resultados menos positivos no Restelo, o Belenenses encontrou o sucesso em sua casa, vencendo as 2 últimas partidas frente ao Nacional e ao aves – números totais de 5 vitórias, 2 empates e 5 derrotas; 11 golos marcados e apenas 8 sofridos.

Já o Estrela da Amadora tem-se revelado durante todo o campeonato muito fraco fora de portas, tendo somente uma vitória e 3 empates em 12 jogos realizados. Marcou somente 7 golos nesta condição, tendo encaixado 20.

Em termos tácticos, Jorge Jesus deverá repetir o esquema que apresentou frente ao Aves, ou seja, apostamos que irá abdicar de Sandro Gaúcho e actuar sem “trinco” defensivo. O brasileiro deverá ser substituído por Garcés, que assim deverá assumir as despesas do ataque ao lado de Dady. O cabo-verdiano de Lisboa marcou 6 jogos nos últimos 8 golos, todos eles com a presença em campo de Garcés. Nas duas partidas que o panamiano não jogou, Dady ficou em branco.
Tratar-se-á, presumivelmente, de uma equipa belenense muito ofensiva, estratégia a priori muito acertada, visto ser o Estrela uma equipa muito débil a defender fora de casa e igualmente fraca quando se trate de marcar golos.

Noutro sentido, trata-se de um jogo que se poderá revelar histórico para Marco Gonçalves: se não sofrer, passará a deter o record da liga enquanto o guardião com mais minutos sem sofrer golos.
Em caso de vitória, resta dizer, o Belenenses garantirá definitivamente a sua presença na Europa do futebol, e isto independentemente do que se passar na meia final da taça. Dará inclusive um passo de gigante na direcção do 4º lugar da classificação, visto que o Braga se irá deslocar ao estádio da luz.

Última nota dirigida a todos os Belenenses: Vamos fazer do Estádio do Restelo algo mais do que um recinto desportivo lindíssimo. Sem calor humano as belas bancadas não passam de meros aglomerados de pedras. Vamos, no Sábado, embelezar ainda mais o nosso Estádio do Restelo com a presença de todos (a quota suplementar para os sócios é facultativa).
Vamos mostrar ao país que somos GRANDES!