Antevisão Belém até Morrer: Belenenses vs Braga

Já o considerámos o jogo do ano e agora reafirmamo-lo: o embate de hoje com o Braga é o mais importante da presente época para o Belenenses, sendo a consequente presença no Jamor – 18 anos depois - um sonho tornado realidade.

No historial da Taça de Portugal, azuis e bracarenses já se encontraram em 5 ocasiões: o Belenenses venceu sempre no Restelo, e prosseguiu sempre na competição.
Em 1953-54, numa eliminatória a duas mãos, os azuis do Restelo venceram em casa por 4:1, tendo perdido em braga por 2:1.
Seis anos volvidos, na temporada de 1959-60, novo confronto opôs as duas turmas: dupla vitória azul por 1:0. O Belenenses acabou por vencer a taça de Portugal (golos de Matateu e Carvalho), erguendo Vicente o troféu no Jamor perante um mar azul.
Sete anos volvidos o sorteio voltou a ditar o encontro entre Belenenses e Braga, tendo os azuis vencido novamente os dois jogos – 2:1 no Restelo e 2:0 em Braga – e prosseguido na prova.
Decorreram 18 anos até se registar um novo embate: na época de 1985/86 o Belenenses recebeu em sua casa os bracarenses na meia-final da competição e venceu por 2:0 – a final foi disputada por Belenenses e Benfica.
Mais recentemente, em 1995-96, os dois emblemas voltaram a se encontrar no Restelo, tendo o Belenenses vencido por 2:1.
Concluindo, Belenenses e Braga disputaram eliminatórias da Taça de Portugal em 5 ocasiões, tendo os azuis do Restelo seguido sempre em frente. Nos 8 jogos disputados o Belenenses venceu 7, tendo perdido somente numa única ocasião.
No percurso azul até ao Jamor, o Belenenses encontrou o Braga em 1959-60 – e venceu o troféu – e em 1985-86.

Na presente temporada, o percurso de ambas as equipas até à meia final não foi teoricamente difícil – quer Belenenses quer Braga encontraram sempre equipas de escalões inferiores.
Assim, o Belenenses – sempre enquanto visitante - defrontou o Paredes (vitória por 4:2), o Gondomar (4:1), o Odivelas (1:0) e finalmente o Bragança (2:1).
Já o Braga bateu o Portimonense (5:2), o Pontassolense
(2:1) e o Varzim (2:0). Actuou sempre no seu terreno, tendo mesmo ficado isento nos oitavos de final. Percurso mais fácil seria difícil…

Não obstante a vitória azul no Restelo para a liga, o jogo de amanhã é de difícil prognóstico: trata-se de um encontro a eliminar, uma autêntica final para as duas equipas.
Ainda assim, o favoritismo tem de ser dado ao Belenenses.
Em primeiro lugar joga em sua casa, sendo este um factor a não desprezar. Em segundo lugar encontra-se em melhor momento de forma – o Belenenses vem de uma série impressionante de 5 vitórias na liga (6 jogos sem sofrer golos) e encontra-se na 4ª posição – 1º na segunda volta (22 pontos) juntamente com Benfica e Sporting. Já o Braga encontra-se na 5ª posição na liga (a 4 pontos dos azuis), vindo de uma derrota e de um empate na liga. Na realidade, os bracarenses não têm vindo a realizar uma segunda volta brilhante.

Jorge Jesus não terá uma tarefa fácil quando se tratar de escalonar o 11 inicial azul. Nos 2 últimos jogos caseiros (Aves e Estrela) abdicou do trinco – Sandro Gaúcho – e optou por fazer alinhar Garcés. Esquema táctico de 4x1x3x2 muito ofensivo no qual Ruben Amorim é obrigado a recuar ligeiramente e a ter mais preocupações defensivas.
Pelo meio, em Leiria, Jesus foi menos ousado, fazendo actuar Sandro G. em detrimento de Garcés.
Não obstante os dois golos do panamiano frente ao Estrela, pensamos que Jesus irá ser prudente e reforçar o meio campo defensivo. É assim de prever um esquema táctico em 4x3x2x1.
Todavia, gostaríamos de ver actuar de início a dupla Dady/Garcés, incluindo o 11 Belém até Morrer o panamiano.

Seja como for, num jogo a eliminar que dá acesso à grande final do Jamor, o mais importante é ter: CORAÇÃO!!!

Rumo ao Jamor!!!