Cruzados fora da Taça...



Em jogo terminado à poucos minutos, o Belenenses foi eliminado da Taça de Portugal de Andebol pelo ABC ao perder por 29:31.

Perante cerca de 700 espectadores, os Cruzados entraram bem no jogo, vencendo por 7:5 aos 10 minutos de jogo.

Jogo de parada e resposta nesta fase, os golos sucederam-se para ambas as turmas, sendo o equilíbrio a nota dominante. Assim, a meio da primeira parte os azuis venciam por um só golo de diferença - 8:7.

A normalidade, todavia, ficou-se por aqui, e a partir deste momento sucederam uma série de acontecimentos estranhos proporcionados por uma dupla de arbitragem originária da Madeira. Cedendo à pressão constante do banco e dos jogadores de campo do ABC, os dois senhores resolveram que o sete da casa deveria se transformar num seis, sucedendo-se as exclusões de 2 minutos sem que existisse motivo aparente para as mesmas.

E o jogo mudou, ficou feio, confuso, polémico.
Filme dos 10 minutos finais da primeira parte: 20 minutos - 9:11 -; 25 minutos - 9:14-; 28 minutos - 9:16!!!
Portanto, os azuis sofreram um parcial de 9 golos sem resposta, que colocaram o jogo a 7 golos de diferença. Arbitragem escandalosa, nervosismo azul, 5 bolas aos postes adversários, jogo menos conseguido por parte de dois jogadores azuis muito importantes - João Pinto e Humberto Gomes - explicam o que se passou.

Muito perto do fim, o Belenenses quebra finalmente o jejum de golos e diminuiu para 10:16, falhando ainda um livre de 7 metros que poderia ter colocado o jogo a 5 golos.

Nos segundos 30 minutos prosseguiu o festival da arbitragem, sendo evidente para todos os presentes que o Belenenses não poderia ganhar o jogo. Assim, aos 3 minutos os cruzados lograram diminuir a diferença de golos para somente 4 - 13:17 -, boa entrada à qual os senhores do apito reagiram com a sua arma predilecta: exclusão de dois minutos para um qualquer jogador azul.
Ficou evidente que era "proibido" ao Belenenses aproximar-se demasiado.
Os minutos foram passando sem que se verificassem grandes alterações no jogo - 16:20 aos 9 minutos; 20:24 a meio da segunda parte; 22:26 aos 19 minutos.

Com somente 5 minutos para jogar, os cruzados, fortemente apoiados pelo público, logram finalmente reduzir a diferença para apenas 3 golos de diferença - 25:28 - parecendo ainda ser possível pelo menos empatar e ir a prolongamento. Puro engano...

Defendendo mal - Humberto Gomes completamente ausente - e com infelicidade no ataque, os cruzados deram tudo o que tinham, mas não foi suficiente, terminando o jogo com o injusto resultado de 29:31.

Seja como for, a massa adepta azul despediu-se da sua grande equipa de Andebol com uma estrondosa salva de palmas. Parabéns a todos os presentes!