Antevisão Belém até Morrer: Naval 1º de Maio.

Vindos de duas derrotas, o Belenenses e a Naval (Académica e Porto, respectivamente) medem forças amanhã para a 19ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol. Não se trata propriamente de um clássico do futebol português. Muito longe disso... Apesar disso, o encontro tem todas as condições para ser interessante.

O curto historial de encontros directos entre os dois emblemas é claramente negativo para as nossas cores: uma só vitória em 1998-99 (1:0 no Restelo), três derrotas (1:0 na Figueira da Foz em 19998-99, 2:3 no Restelo no ano passado e 2:1 na Figueira) e um empate a zero na primeira volta. Nesta época, o equilibrio entre as duas equipas é notório e quase extraordinário: ambas tem 24 pontos, marcam e sofrem poucos golos (Naval 15:17, Belenenses 18:18) e obtêm mais pontos fora de casa - ambas as formações têm 13 pontos fora dos respectivos estádios.

Consequentemente, ao invés, os seus resultados caseiros são de menor qualidade: ambas as equipas somaram em casa somente 11 pontos. Assim, a Naval na Figueira tem 3 vitórias, 2 empates e 4 derrotas e o Belenenses fora do Restelo obteve 4 vitórias, 1 empate e somente 3 derrotas. Quanto ao momento actual que atravessam, as duas equipas vêm de derrotas. Dado importante, o Belenenses venceu nas últimas 3 jornadas da liga fora de portas (Beira-mar, Marítimo e Vitória de Setúbal - derrota na luz a meio, mas em jogo em atraso) ao invés da Naval que perdeu no seu estádio nas duas últimas partidas - com a Académica e com o Bragança para a Taça de Portugal. Os Figueirenses só marcaram 7 golos em casa (sofreram 8), enquanto os azuis do Restelo obtiveram 10 tentos extra-muros (e sofreram o mesmo número).

Perante estes números - que valem o que valem... - tudo indica o jogo irá ser muito equilibrado e que terá poucos golos: ambas as equipas são muito sólidas a defender e pouco consistentes a atacar, sendo o handicap maior para a Naval. Tendo em conta o factor casa para a Naval e o factor fora para o Belenenses, a turma de Lisboa parece ter uma ligeira vantagem (apesar da gripe...), já que se tem revelado muito forte fora do Restelo, ao contrário da Naval que tem evidentes dificuldades em actuar perante o seu público.
Prognóstico Belém até Morrer de X2 - 0:0 ou 0:1...

E agora a palavra aos intervenientes directos: O treinador da Naval, Mariano Barreto, abordou, em conferência de imprensa, a recepção do próximo sábado ao Belenenses. "A Naval nunca vai ter jogos fáceis", referiu o treinador da equipa da Figueira da Foz, que não quer falhar em casa."O jogo com o Belenenses vem na sequência lógica daquilo que nos espera. É um adversário que, tal como nós, sofreu alguns reveses em casa. Duas equipas que, de certa forma, vão tentar reencontrar-se", acrescentou.



Já Jorge Jesus, o timoneiro azul, referiu-se ao jogo do seguinte modo: "O surto que nos afectou faz com que haja vários jogadores que não estejam dentro do seu habitual rendimento. Mas isso não pode servir de desculpa para o jogo contra a Naval, temos mais do que 11 jogadores, portando vamos dar uma resposta boa nesta partida e corrigir os três pontos que perdemos contra a Académica".

Afirmou ainda que o Belenenses tem de garantir o mais rapidamente possível a manutenção na Liga para se dedicar de corpo e alma à Taça de Portugal. "Como já disse os nossos objectivos são a manutenção e atingir a final da Taça de Portugal. Atingir a Europa via Taça de Portugal, neste momento, para nós é mais fácil do que pelo campeonato. Na taça faltam apenas dois jogos para que isso aconteça, agora até ao final da liga ainda faltam muitos". Acrescentou: "Se eu não tivesse a equipa nestas condições de saúde de certeza que poupava alguns jogadores. Mas neste momento não o posso fazer. A Taça de Portugal é uma competição importante para nós, até porque é um título que a equipa pode conquistar".

Já Silas, em contradicção directa com Jorge Jesus, tinha afirmado: "Quando as equipas têm fases menos boas, às vezes o jogar em casa é prejudicial, é um factor que podemos aproveitar. A Naval é uma equipa muito bem montada, houve uma mudança de treinador, mas não foi por maus resultados, o que quer dizer que têm um bom plantel e que podem ter um campeonato tranquilo". O médio azul não descarta também a possibilidade do Belenenses garantir um lugar que dê acesso às competições europeias: "Temos de pensar que se ganharmos vamos para o topo da classificação. A partir do momento em que matematicamente a manutenção esteja assegurada, deveria ser obrigatório para todos nós pensarmos em tentar chegar a um lugar nas competições europeias via campeonato". Sobre o derrota frente à Briosa, Silas reconhece que a síndrome gripal tive influência no rendimento da equipa e sobre o golo da vitória dos estudantes (o guarda- redes Costinha deixou escapar a bola por entre os braços), o médio refere que são coisas que acontecem. "Penso que as baixas (devido à gripe) não tenham sido decisivas, mas influenciaram o rendimento da equipa. Decisivo foi o lance do segundo golo, mas são coisas que acontecem. O Costinha é um jogador com grande carácter e vai dar a volta por cima. Aliás, neste jogo ele esteve muito bem e evitou outros golos", concluiu.

Numa última nota, e segundo o Record, "Ruben Amorim, que ao longo da semana falhou os treinos devido a gripe, foi convocado pelo técnico Jorge Jesus, para o encontro de amanhã com a Naval, em jogo da 19.ª jornada da liga portuguesa. O médio, de 22 anos, só alinhará, no entanto, frente à formação orientada por Mariano Barreto, caso o departamento médico o dê apto clinicamente. Por seu turno, avançado brasileiro Roma e o médio sérvio Ivan Djurdevic ficaram fora das escolhas de Jorge Jesus devido à gripe".