Deixámos finalmente de ser os bonzinhos...?

"Depois de abandonar o Marítimo este fim-de-semana, Carlitos vai assinar amanhã com o Belenenses, avançou hoje o presidente do clube do Restelo, Cabral Ferreira.O presidente do Marítimo, Carlos Pereira, confirmou também a saída do extremo do clube madeirense e mostrou-se indignado, garantindo que o clube vai recorrer à justiça para "ser ressarcido desta decisão de Carlitos" na sequência do que considera um comportamento "pouco digno de um profissional que inclusivamente treinou com a equipa".Fiúza fala de "traição"Recorde-se que Carlitos, depois de ter rescindido contrato com o Gil Vicente, deslocou-se à Madeira para assinar pelo Marítimo, o que acabou por não acontecer.O presidente do Gil Vicente, António Fiúza, também criticou a atitude do jogador, falando mesmo de "traição" e sublinhando que Carlitos "só está a olhar a interesses financeiros". Já o presidente do Belenenses, Cabral Ferreira, garantiu desconhecer a existência de qualquer vínculo entre o jogador e o Marítimo" (Jornal Record).

Pois é. O mercado de Inverno trouxe, definitivamente, novidades ao nosso Belenenses.
Antes de mais sairam Manoel, Vasco Faísca e Fábio Januário e entraram Garcés, Carlitos e... amanhã (dia 31 de Janeiro) se verá.

Talvez mais importante sejam os contornos que envolveram a transferência de Carlitos para o Restelo. Com um passo (dois?) no Marítimo, inclusive com fotografias publicadas nos jornais lado-a-lado com o presidente maritimista, este jogador (ex. gil vicente) vai jogar de azul.
Rapto? Falta de ética? Traição?
Não, não e não. Pelo menos no que diz respeito ao nosso Belenenses (quanto ao jogador propriamente dito talvez não se possa dizer o mesmo).

Todo e qualquer jogador é livre até assinar um contrato válido com um qualquer clube. Parece-me ser este um ponto assente e indiscutível. Apresenta-se-me indiferente o dizem os jornais, as fotos que apresentam, todas as certezas que possam oferecer aos leitores quando colocam qualquer jogador (neste caso o Carlitos) em determinado clube (o marítimo, entenda-se).

Se o jogador tirou fotografias na Madeira, se treinou no Funchal, é-me simplesmente indiferente! Também já lá tirei fotos, e até joguei à bola (com a Fúria Azul num convívio com os ultras locais).

Não tinha contrato assinado, esta é a questão fundamental: a única realmente importante, diria.

Segundo aspecto: o jogador ser-nos-á útil? Preenche uma lacuna em termos de extremos no nosso plantel? Parece-me evidente que sim.

A direcção azul, tantas vezes no passado a ver os navios passar no rio Tejo, parece-me ter finalmente acordado e tido uma acção positiva para as nossas cores. É claro que todo o processo se torna mais saboroso por envolver o Marítimo (clube inteiramente dependente do dinheiro do governo da Madeira e consequentemente dos nossos impostos) e sobretudo o Gil Vicente do senhor fiúza.

Também as três saídas já anunciadas se me apresentam como correctas e justificadas, já que qualquer um dos jogadores dispensados não tinha qualidade para trajar de cruz de cristo ao peito.

Amanhã teremos mais novidades? Ás três saídas corresponderão três entradas de novos jogadores?

Respondendo a pergunta inicial: sim, aparentemente deixámos de ser os bonzinhos que não incomodavam ninguém, e começamos a defender as nossas cores acima de tudo.

Quanto ao senhor carlos pereira e ao senhor fiúza sugiro que se juntem, escavem um fosso em redor de Barcelos e depois reboquem-na pelo oceano até junto da costa da Madeira. O arquipelago atlântico passaria assim a ter três ilhas, os dois presidentes frustrados poderiam fazer queixinhas ao tio alberto joão, e este no carnaval poderia se mascarar de galo de barcelos em solidariedade com os gilistas (talvez até mande retirar a cruz de cristo da bandeira da Madeira e a substitua por um galito pitoresco...)

Quanto às fantasias a ser utilizadas pelos senhores pereira e fiúza deixo-as a vossa consideração, sendo aceites sugestões nos comentários...