Belém on tour: vila do conde.

Penso que todos, ou quase todos, os leitores deste blog assistiram ao jogo Rio Ave:Belenenses na televisão, facto que leva a que me vá abstrair intencionalmente do jogo propriamente dito e centra-me na deslocação e no convívio.
O tradicional bus da Fúria Azul desta vez transformou-se numa simples carrinha. Não obstante os furiosos que apareceram terem ultrapassado a sua lotação normal - 9 lugares - tratou-se de uma deslocação fraquissíma da F.A.
Jogo a uma segunda-feira poderão alguns dizer para justificar sua não comparência, má classificação desportiva adiantarão outros. Por minha parte só me resta dizer que a mentalidade ultra e o amor ao clube está longe de se manifestar no street wear da longsdale ou da hooligan, ou num cartão de sócio azul...
Mas passemos ao importante, ou seja, a quem fez a viagem.
O ponto de encontro foi mais uma vez o Restelo, às 15h30 mais exactamente, mas o facto de ser dia de semana levou a que nos deslocassemos ao Outorela (onde tivemos oportunidade de ver a Cesária Évora) para apanhar uma ultra azul (para sempre humilhada no seu local de trabalho devido à barriga do lou), sendo ainda necessário parar no Campo Grande para que a colecção de cromos ficasse completa - aproveitamos, enquanto esperavamos, para tirar uma foto furiosa com D. João I, ou se quiserem com sua estátua.
A presença do Jorge (o nosso motorista) e do Lou garantiram o abastecimento de, respectivamente, cerveja e água pé de bucelas, alimentos liquidos reforçados ainda pelo vinho do cartaxo do skyter. Com a presença de deus (famoso adepto azul) na carrinha, a expectativa era grande, e mesmo os ateus pensaram que a vitória não podia escapar.
Já atrasados (como sempre) lá nos despedimos de Lisboa, tendo uma primeira paragem sido efectuada em Leiria, por volta das 18 horas - ao ligarmos para o pessoal do Belém do norte a dizermos onde estavamos eles não acreditaram que chegariamos a horas a vila do conde, mas...
Apesar do desconforto resultante do excesso de pessoal em relação aos lugares disponíveis, o resto da viagem foi feito sem novidade, ou seja, com bastante boa disposição condimentada por alguns cânticos.
Acreditem ou não, a chegada a Vila do Conde fez-se pelas 20 horas, e rapidamente tratou-se dos bilhetes enquanto se convivia com os Belenenses do Norte presentes no estádio dos Arcos, alguns dos quais furiosos. Já na entrada para a bancada juntaram-se a nós os habituais membros do núcleo da F.A. de Ovar.
Encontramos igualmente duas amigas do skyter, vindas de guimarães não para ver o jogo se é que me faço entender (para aquilo pareçer um peep show só faltavam as moedas). Tratavam-se das vitorianas que o pessoal conheceu enquando do jogo em Guimarães.
Com cerca de 15 furiosos na bancada, houve ainda tempo para dar um abraço aos nossos amigos dos Green Zone - grupo ultra local afecto ao rio ave - antes da tortura começar.

Terminado o jogo a revolta entre os belenenses presentes era enorme, tendo a maioria se dirigido até à porta de saída de jogadores e equipa técnica com intenção de demonstrar verbalmente sua indignação. Quando finalmente os jogadores apareceram os ânimos aqueceram um pouco, sendo mesmo proferidos alguns insultos por parte de sócios mais exaltados. Depois do primeiro impacto as coisas acalmaram um pouco, seguindo-se uma conversa dos sócios azuis com alguns dos jogadores que ainda merecem algum respeito. A conversa acabou por se estender igualmente à direcção do clube, nomeadamente ao engenheiro Cabral Ferreira que procurou acalmar um pouco os presentes através do dialógo. Os minutos foram passando e do Couceiro nada, até que, cerca de 30 minutos depois, lá apareceu o treinador azul rodeado de alguns polícias. O seu semblante? De pura arrogância.

A agitação fez-se de novo sentir, ouvindo-se mais alguns insultos dirigidos a Couceiro sem que este respondesse. "Cercado" por cerca de 25 ou 30 belenenses, o senhor foi obrigado a parar e dar algumas explicações a alguns sócios, conversa que não ouvi em pormenor. Registo positivo para a simpatia de alguns jogadores para com a Fúria e os restantes sócios presentes, nomeadamente de Romeu e outros.

Após a partida do bus da equipa, o convívio prosseguiu com os green zone e com mais alguns sócios do rio ave, tendo sido bebidas as últimas cervejas e tiradas algumas fotos. O que "salvou" o dia e fez "render" os 18 euros da deslocação? a amizade entre os furiosos na viagem e com os ultras locais antes e após o jogo e também o convívio com os Belenenses nortenhos.

O regresso a Lisboa foi feito sem novidades não fosse as revelações de alguns furiosos/as (uma ultra azul teve o displante de dizer que não gostava do meu chouriço, que ultraje!!!) Assim se um ultra azul tinha sido picado pelo bigode de uma nortenha enquanto lhe dava uns melos, outro furioso assumia ser cavaquista, frequentar bares gays, arranjar as sobrancelhas e finalmente rapar todos os pelos do corpo... - o pior de todos estes facto é, evidentemente, a sua opção política...

Fica desde já lançado o repto entre os leitores da Fúria no sentido de adivinharem nos comentários de quem se tratam estas duas figuras ultras azuis... Os prémios serão uma gilette (para quem acertar no furioso que foi picado por uma devoradora das terras nortenhas), e um quilo de laranjas podres e cera de depilação para quem acertar no cavaquista gay... lol

A chegada a Lisboa verificou-se perto das 4 da manhã, hora tardia, devido ao facto do Jorge, o nosso condutor (e potencial pedófilo) vir a sonhar acordado com a "shakira", a outra miúda de guimarães para além da que tinha bigode. Novo relato só após a deslocação ao Bessa (num sábado à tarde), onde espero poder falar do jogo propriamente dito com satisfação. Sem mais me despeço para ir ver o jogo da liga dos campeões (i´m a fan of liverpool since i was a child... lol) .