Basket e rugby azuis somam e seguem!

Os guerreiros azuis somaram ontem, em Oliveira de Azeméis, a sua 9ª vitória em 14 jogos disputados, batendo a Oliveirense por 90:86. De facto, depois de vitórias fora no Porto e em Queluz, o 5 azul demonstrou novamente sua categoria e entrega frente a forte equipa nortenha, até então 2ª classificada da Liga. Consequentemente, o basket belenense ascendeu precisamente a esse excelente segundo lugar, acompanhado por Porto e Oliveirense, equipas igualmente com 9 vitórias.
Tratou-se de uma partida difícil, felizmente televisionada, na qual deve ser enfatizada a entrega e espírito de união de todos os jogadores. Com três estrangeiros face aos 5 do adversário, destaca-se a presença de muitos portugueses nos azuis, nomeadamente Miguel Minhava, Diogo Carreira e também Paulo Simão, Mário Jorge e Jorge Coelho.
Após uma primeira parte muito equilibrada - 23:19, no 1º período e uma igualdade a 43 ao intervalo - os guerreiros realizaram um 3º período arrasador - 27:19 - no qual chegaram mesmo a dispor de 16 pontos de avanço. Se Paulo Simão foi muito importante no 2º período (11 pontos, 9 dos quais na sequência de 3 triplos), Reggie Moore destroçou as hostes caseiras nos terceiros 10 minutos, com série implacável de lançamentos de todo o género, fossem triplos ou penetrações para o cesto.

Já o quarto período, potencialmente tranquilo, acabou por se revelar difícil, sobretudo devido à ausência inicial de Minhava, com 4 faltas, das quais pelo 3 trataram-se de puras invenções de uma tripla de arbítros frequentemente equivocada. Assim, a Oliveirense recuperou até à diferença miníma de três pontos, ascenção pontual quebrada de pronto com o regresso ao 5 inicial por parte de Luis Silveira, circunstância que permitiu controlar positivamente a marcha do marcador. Em termos individuais destaque lógico para o MVP do jogo, Reggie Moore, com 25 pontos, 6 ressaltos e 5 roubos de bola. O valioso extremo-poste azul acabaria por ser vitíma de uma queda perigosa, chegando mesmo a ser retirado de maca das 4 linhas. O susto aparentemente foi maior que as consequências, já que o norte-americano regressou, embora coxeando, pelo seu próprio pé, dispondo-se inclusive a regressar ao jogo. Tal não foi necessário mas revelou equivocamente o seu carácter e a sua entrega a camisola azul. Quando parece ser o dinheiro, na maior parte das modalidades desportivas, a ditar a sua lei, aqui temos, no basket azul, um magnífico exemplo que o suor e a dedicação não têm preço. Última nota individual para os 19 pontos e 6 assistências de Minhava e para os 8 ressaltos de Smith. Na próxima jornada da Liga da basket os guerreiros irão defrontar, dia 22 de Janeiro, no Restelo, o Santarém Basket.

Também o rugby prosseguiu sua senda 100% vitoriosa, desta vez vencendo a Agronomia fora por 16:6. Tratou-se da 6ª vitória em 6 jogos, série impressionante do 15 azul que com naturalidade comanda isolado o campeonato com 20 pontos, 4 dos quais fruto de bonús. Destaque individual para os marcadores dos dois ensaios azuis, Mata Pereira e Valter Jorge e ainda para os dois pontapés vitoriosos de Francisco Moreira.