Belenenses-Marítimo: curiosidades históricas.

Não podemos considerar o Belenenses-Marítimo propriamente um clássico do futebol português visto os insulares só terem subido à primeira divisão no final dos anos 70. Todavia trata-se de um confronto com algum historial.
Precisamente no primeiro embate entre os dois emblemas para o campeonato nacional, ocorrido na epóca 1977-78, o Belenenses saiu claramente vitorioso, tendo os maritimistas regressado a casa com uma pesada derrota - 3:0. Entretanto, até a actualidade, os azuis disputaram no Restelo 22 jogos frente ao clube do Funchal, tendo vencido 13, empatado 4 e perdido também 4, isto é, o salto histórico é claramente favorável aos da casa. A última derrota caseira do clube da cruz de cristo frente ao Marítimo aconteceu na época 2001-02, o:1, tendo a mais expressiva vitória ocorrido em 1995-96, 4:1. Curiosamente lembro-me perfeitamente desse jogo, no qual o 11 azul esteve imparável. No final do encontro, todo o estádio dançou e cantou efusivamente o bailinho da Madeira.
Uma pergunta final aos bloguistas azuis: em que divisão pensam que se encontraria o Marítimo caso não beneficiasse dos avultados subsídios do governo madeirense? Visto o orçamento da terra do el-rei alberto joão ser em grande parte oriundo do governo da república, fica claro que todos os portugueses que pagam impostos contribuem para para este clube do funchal. Assim, mais sócios que o ACP só mesmo o Marítimo - 6 ou 7 milhões de contribuintes que o bobo barrigudo "inscreveu à força!" enquanto maritimistas!!!