No campeonato dos adeptos - II parte

Estou triste. Estou tão triste quanto todos os verdadeiros adeptos do Belenenses que semana após semana vibram com as vitórias azuis e "choram" com as derrotas.

Em Julho deste mesmo ano, na pré-época portanto, escrevi um post neste blog acerca da massa adepta do Belenenses.Era ainda um tempo de entusiasmo geral para todos nós.
O texto original, que recupero hoje, era o seguinte:

"A nova época desportiva está à porta. Dia 30, no Restelo, a equipa de futebol do grande Belenenses apresenta-se oficialmente aos seus adeptos. Ora este post tem como objecto precisamente os adeptos azuis.

O Belenenses, enquanto clube histórico do desporto nacional, tem e sempre teve uma massa adepta exigente e reivindicativa, que não deixa de expressar, de várias formas, o seu desagrado face aos diferentes aspectos que constituem a vida do clube: resultados desportivos, entrega dos jogadores, competência da equipa técnica, da direcção e também da SAD, por exemplo.

A questão da anterior SAD, leia-se a sua flagrante incompetência, num passado recente foi muitíssimo debatida, várias direcções foram postas em causa nesta ou naquela circunstância, as equipas técnicas azuis e os jogadores em geral estão sempre na mira crítica da massa adepta azul.
No ano anterior, nomeadamente, o próprio Carlos Carvalhal enquanto técnico foi bastante criticado por sectores importantes de adeptos, sucedendo algo semelhante, em menor escala, com alguns jogadores.

Evidentemente, este espiríto critico e reivindicativo é, quase sempre, bastante positivo, porque revela ambição, dinamismo e a vitalidade indispensáveis ao crescimento do nosso clube.

Avaliando muito sinteticamente a prestação desportiva da nossa equipa de futebol na época passada, é evidente que esta não foi brilhante, muito longe disso, ficando sempre presente nos adeptos Belenenses que o potencial dos jogadores não foi devidamente rentabilizado - nomeadamente, e de forma quase escandalosa, nos jogos fora do Restelo - sabendo o nono lugar a pouco.
Ainda assim, esta modesta classificação desportiva superou consideravelmente a classificação dos adeptos azuis, isto em termos meramente quantitativos.

De facto, no campeonato dos adeptos, a massa adepta azul teve uma prestação a roçar o miserável, com um pouco prestigiante décimo terceiro lugar - 67 000 espectadores no Restelo (15 000 em termos máximos num só jogo), ou seja, uma média de 3 941. Mais: pelo menos metade deste valor foi obtido nas visitas de sporting, porto e benfica, sendo portanto a média nos restantes 14 encontros demasiado humilhante para nos darmos ao trabalho de a calcular.

Num base comparativa, podemos acrescentar que o vitória de Guimarães teve no seu estádio ao longo da época 258 388 espectadores (média de 9 000); o braga 192 145 (média de 6 155); a académica 158 981 (5 000 de média), o boavista 153 300 (média de 4 500). Inclusive pequenos clubes como o penafiel, o gil vicente e o leiria obtiveram nos seus estádios uma média superior ao nosso Belenenses.

Estes números dramáticos, revelam-se ainda mais negros se tivermos em conta o número de sócios de cada um destes clubes. No que nos interessa directamente, o Belém tem actualmente mais de 20 000 sócios o que significa que a percentagem de sócios que efectivamente vai à bola não ultrapassa em média os 7,5%!!!

Reservando, não obstante, uma análise mais aprofundada das causas desta realidade para futuros posts (o debate pode desde já ser iniciado nos comentários) é caso, ainda assim, para se perguntar:TEMOS O CLUBE E OS RESULTADOS DESPORTIVOS QUE MERECEMOS? "


Não. Respondo hoje à pergunta por mim mesmo efectuada há 4 meses atrás.
Merecemos na verdade, enquanto massa adepta do Belenenses, estar na 3ª divisão nacional! Mais: temos sem dúvida, por muito que me custe escrever isto, a pior massa adepta do país!

Quando o debate e a polémica num jogo que não teve mais de 800 ou 900 espectadores se centra somente no treinador e nos jogadores, algo vai mal, e a revolta dos adeptos contra estes e também contra a direcção transforma-se numa anedota!
Relembro que o meu post acima transcrito mereceu somente três comentários, ou seja, os Belenenses parecem considerar já normal pertencer a um clube moribundo em termos humanos, mas simultaneamente exigem resultados desportivos que acordo com uma grande potência desportiva que na verdade não somos e dificilmente voltaremos a ser.

O Belenenses, hoje em dia, está transformado numa instituição que possibilita aos lisboetas a prática desportiva, não se apresentando enquanto clube que possa lutar por algo mais em termos competitivos na super-liga.
Podemos gritar, puxar os cabelos, insultar jogadores e dirigentes, ou até mesmo negar a realidade, mas esta apresenta-se hoje em dia tão limpida como o mar azul das caraibas.

Isto não significa que os sócios azuis devam simplesmente baixar os braços perante derrotas sucessivas, devendo simplesmente a massa adepta Belenenses observar por entre a névoa dos maus resultados desportivos o quadro mais geral da nossa negra realidade.
Não obstante, considero como louvável a aposta da direcção em jogadores qie todos nós consideravamos, até há algumas semanas atrás, de qualidade inquestionável, aposta que tinha como horizonte próximo a qualificação para uma prova europeia.
Se a aposta será ganha ou não, o tempo o dirá, mas aplaudo a atitude da direcção e da SAD, ainda que os riscos fossem, como hoje está à vista de todos, muito elevados. Quando se sobe até ao céu e se cai, certamente saimos magoados...

Mais que uma série de derrotas ocasionais, assusta-me a contínua e inalterada deserção dos Belenenses, o deserto humano que desde há muito se transformou o estádio do Restelo. Somos um clube histórico que desportivamente se limita a jogar para fazer campeonatos tranquilos na super-liga, com jogadores, equipe técnica e dirigentes que podem ser caracterizados como vulgares ou medianos.
Mas pior que tudo isto, é sermos um clube com uma massa adepta ao nível de uma terceira divisão.

Os jogadores, treinadores e dirigentes passam, mas a massa adepta, a componente humana do Belenenses permanece, e esta não se apresenta em termos práticos ao nível do seu discurso teórico, ao nível da sua ambição desportiva. Antevejo um futuro negro para o nosso Belenenses, mas como podemos esperar com assistências médias de 2000 pessoas alcançar desportivamente, hoje ou no futuro, clubes como o vitória de guimarães que vende 15 000 lugares anuais?

Os que insultaram e assobiaram na sexta-feira os jogadores, a equipa técnica e os dirigentes certamente vão ler este desabafo com repulsa, considerando negativista a minha interpretação. Enquanto isso permanecerão em Lisboa amanhã e provavelmente não de deslocarão ao Restelo nos próximos tempos. Quanto a mim deslocar-me-ei à Vila das Aves para apoiar a camisola azul com a cruz de cristo ao peito, assim como estarei presente em Braga e no Restelo aquando da próxima jornada caseira e até ao fim do campeonato.

Não sou Belenense somente quando venço, mas sim Belenense todos os segundos, minutos , horas, dias, semanas, meses, anos e décadas da minha existência!

Alcides Silva.