Diário de Pequim: Última Página

Quinze dias volvidos desde o início, o Diário de Pequim chega ao fim. Foram duas semanas fantásticas para todos os belenenses, que através das palavras da Daniela Inácio puderam acompanhar a aventura Olímpica da campeã belenense, estar lado-a-lado com ela de Macau a Pequim, "saltar" para a água e "nadar" até à meta na sua companhia. Como não podia deixar, o Belém até Morrer agradece à Daniela Inácio não só o diário, mas principalmente o facto de ter proporcionado a todos os belenenses tão honrosa participação Olímpica. Até Londres 2012!!!

Dia 20 de Agosto

5h15 – Acordo

5h45 – Pequeno Almoço

6h15 – Vamos ter ao carro que nos irá levar ao local da prova que fica a cerca de 50min da Aldeia Olímpica. Estou bem disposta até porque dormi bem, estou tranquila mas com um certo nervosinho normal antes da prova. Não tenho muita fome mas obrigo-me a comer pois ainda falta algum tempo até saltar para a agua.

7h10 – Chegamos ao local da prova que é o mesmo que o da canoagem e remo. A pista foi construída especialmente para os Jogos Olímpicos, é das únicas, senão a única no mundo tão bem pensada e contruída com as condições ideias para cada evento. Tem mais ou menos 2000m de comprimento por 400m de largura. Os atletas ficam numa pequena tenda a preparar-se. Vou vestir o fato de banho para fazer um pequeno aquecimento dentro de água antes e aproveito para fazer a marcação do número que me foi destinado – o 22. A marcação é feita nas omoplatas, nas costas das mãos e nos braços logo a seguir ao ombro.

7h37 – Entro na água (sei a hora exacta porque lembro-me de olhar para o relógio antes de mergulhar).

8h00 – Volto para a tenda.

8h20 – Último Briefing, acertam/relembram as regras principais tal como fair play, as bóias obrigatórias de contornar e como será o som para partida.

8h40 – Fazem a apresentação das atletas

9h00 – Partida para a prova.

Desde a partida senti-me bem até porque as condições foram bastante favoráveis para mim, não havia vento nem chuva, a água estava calma e quente e a pista é o ideal. Durante toda a prova o meu principal objectivo era não perder o pelotão da frente e tentar ficar o menos tempo possível atrás da primeira. E foi isso que acabou por acontecer pois, tento sido qualificada com o 24º tempo, passei para 17º e fiquei a apenas a 1min32seg da primeira, isto numa prova que dura aproximadamente 2 horas (eu fiz em 2h00m59s) o meu melhor resultado de sempre.

Neste momento estou a desfrutar da minha conquista, acima de tudo pessoal. Vou aproveitar estes dias para descansar e depois recomeçar novamente o trabalho à procura de novos desafios.

Quero agradecer a todos aqueles que acreditaram em mim, que estiveram sempre presentes para me ajudar a subir. Aqueles que me ralharam quando errava e aqueles que me apararam a queda. Aos meus treinadores Slava e Tânia que foram incansáveis este ano e que nunca, sem eles, teria chegado aqui. A todo o Belenenses, à comissão de pais da natação que nos ajudou tanto neste ano e à natação deste fantástico clube, a minha grande equipa de quem tenho muitas saudades!

Aos meus colegas da Escola Secundaria do Restelo e aos da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa.

Salomé Sebastião, também lhe agradeço profundamente por me ter apoiado neste último ano com os seus fantásticos produto da HERBALIFE, pois sem eles provavelmente não teria aguentado toda esta carga de treinos, sem ter ficado uma única vez doente, o que me permitiu esta progressão e no final este resultado. Um muito obrigado.