Daniela Inácio: "Adoro o clube".

Augusto Silva; César de Matos; Pepe; Alfredo Ramos; Rui Ramos; José Pinto; Margarida Carmo; Maria João Falcão... Daniela Inácio. 80 anos volvidos desde a primeira participação, o Belenenses mantêm vivo o ideal olímpico, perpetua a longa tradição de presenças de atletas belenenses no mais importante acontecimento desportivo do planeta.

Trata-se, todavia, de uma estreia olímpica para a secção de natação belenense, estreia essa que se estende à jovem Daniela Inácio, de apenas 19 anos, que em Pequim participará na prova de 10 quilómetros da dura disciplina de Águas Abertas. A sua história é curiosa: filha de uma nadadora, em criança tinha medo da água. Perdeu o medo, e depois de muitos anos de competição em piscina, participou quase por brincadeira numa prova de Águas Abertas em Castelo de Bode. Sem que o soubesse ainda, Daniela Inácio iniciava o percurso até ao sonho olímpico, sagrando-se campeã nacional no ano seguinte. E o resto, como se costuma dizer, é história. Daniela Inácio lutou até ao último metro no test event de Pequim, e obteve a qualificação olímpica por centímetros. Em entrevista ao Belém até Morrer (que poderá ver na íntegra no canalBELENENSES), Daniela Inácio relembrou a épica prova: "É uma prova de 10 quilómetros. Nos primeiros 8 quilómetros uma pessoa ainda pensa, mas a seguir o cansaço já é enorme, já é só rodar os braços. Ainda por cima é ai que o ritmo começa a ser mais elevado e é aguentar até ao fim. O principal é pensar: «Bem eu já estou quase a acabar, já só falta um bocadinho.» É mesmo dar o último esforço, e acho que foi assim."

Terminada a prova, Daniela Inácio, ao sair da água, não sabia ainda que tinha alcançado o seu sonho. "Realmente foi, quando acabei a prova não sabia que tinha sido qualificada. Sabia que estava mesmo ali no resvés, como se costuma dizer, mas não tinha a certeza. Foi o seleccionador e o meu colega, o Arseniy, que começaram a gritar super felizes: «Décima primeira, décima primeira», que era última vaga para os jogos. Mas como não tinha ainda os resultados oficiais acho que fiquei contente, claro, porque que havia essa possibilidade, mas depois quando recebi os resultados liguei logo à minha mãe e enviei mensagens aos meus colegas".

E como será a prova olímpica, quisemos saber. Quais as expectativas de Daniela Inácio em termos classificativos? "Para além do objectivo principal que é dar o meu melhor, gostava de subir algumas classificações porque estou com a 24ª vaga".
Obter uma classificação entre as quinze primeiras? "Seria muito bom, mas é também muito difícil. As dez primeiras são obviamente melhor do que eu, depois há umas cinco que também são melhores que eu mas nunca se sabe o que pode acontecer; depois há mais ou menos dez nadadoras que estão ao meu nível, um bocadinho melhores, um bocadinho piores. É mesmo uma prova, ao contrário da piscina..., que nunca se sabe, há inúmeros factores que podem influenciar."

Veja a entrevista na íntegra no canalBELENENSES e não perca, a partir de dia 8 de Agosto, o Diário de Pequim com Daniela Inácio, no qual a atleta olímpica relatara diariamente a sua aventura em terras chinesas.