Futsal: Belenenses vice-campeão

O Belenenses perdeu hoje por 4:2 no jogo decisivo da grande final do campeonato nacional de futsal, deixando assim fugir o tão almejado título.

Foi um grande jogo, com o Belenenses a dominar quase sempre as operações desde o primeiro minuto. De facto, o dia menos positivo da véspera não teve qualquer repercussão negativa na equipa podendo o Belenenses ter marcado em diversas ocasiões nos primeiros 10 minutos de jogo. A partir daqui o benfica equilibrou a contenda mas o guarda-redes Bebé, tal como no jogo 2, relevou-se o melhor benfiquista na quadra. O nulo, ainda assim, permaneceu até ao intervalo. Nos segundos 20 minutos as características do jogo mantiveram-se inalteradas, estando o Belenenses sempre mais próximo do golo. Não obstante acabou por ser o benfica a inaugurar o marcador num ressalto após um primeiro remate bloqueado por Pedro Cary. O Belenenses reagiu imediatamente e massacrou positivamente o seu adversário nos últimos minutos da partida, quando Marção jogava já enquanto 5º jogador de campo. O golo do empate acaba por surgir com naturalidade: tento de Jardel aos 37 minutos na sequência de um remate frontal fora da área.

O início do prolongamento mostra um Belenenses novamente mais perigoso, mas Bebé defende milagrosamente um remate de Pedro Cary. O Belenenses a falhar e o benfica a marcar: foi assim o prolongamento, surgindo o segundo golo da equipa da casa após escapadela de Ricardinho pela direita.

O Belenenses continuou a pressionar e Paulinho, a 1 metro da linha da baliza, atirou ao lado no último minuto da 1ª parte do prolongamento. Acabou por ser um pronúncio para o início dos 5 minutos finais: cabeceamento para golo de Jardel ao 2 poste após grande passe de Caio. O jogo parecia ir finalmente da direcção dos azuis, e mesmo os associados benfiquistas subitamente calaram-se como que prevendo o pior. Puro engano. No minuto seguinte, o benfica retorna novamente à condição de vencedor contra todas as expectativas: golo de Arnaldo. Com 3 minutos para jogar o empate ainda parecia possível mas uma oferta de Diego permitiu novo golo benfiquista: 4:2. O resultado e o campeão estavam encontrados, num jogo que poderia ter caído para qualquer das equipas.
Injustiça ou não, nem sempre a melhor equipa ganha e não existem campeões morais. Existem, ainda assim, campeões em raça, atitude e belenensismo e os conquistadores encarnam como ninguém todos estes atributos. Última palavra para a excelente presença de associados e adeptos belenenses na pavilhão açoreana que nunca se cansaram de apoiar.