Caso Meyong - Belenenses perde seis pontos.

Como tudo fazia crer, a comissão disciplinar da liga puniu o Belenenses com o pretexto da utilização irregular de Meyong no jogo frente a Naval.

Segunda a agência Lusa, Nuno Mateus, responsável pelo gabinete jurídico da Naval, confirmou que o clube já recebeu o acórdão da Liga em que o clube da Cruz de Cristo é punido pela utilização irregular do Meyong, sendo o jogador ainda punido com um jogo de suspensão e multado em 625 euros.

O Belenenses também já recebeu o acórdão e confirma a perda dos seis pontos.

Sendo assim. confirma-se o que já parecera evidente frente ao Marítimo, ou seja, que a liga pretende afastar o Belenenses da luta por um lugar nas competições europeias - taça UEFA ou Liga dos Campeões.

O facto do acórdão ser conhecido após os empates de sporting, Vitoria de Guimarães e Marítimo e em dia de jogo do Belenenses, simplesmente reforça esta ideia. Fazendo o passaporte desportivo do jogador somente referência ao Albacete, tendo figuras importantes do futebol, como Cunha Leal e Guilherme Aguiar, defendido ser impossível culpabilizar o Belenenses face aos regulamentos, parece evidente que toda a situação e os seus timings foram muito bem orquestrados. Primeiro a derrota encomendada com o Marítimo para fazer crer que o Belenenses não estava a lutar pelos 4 primeiros lugares da tabela classificativa, agora a perda de mais 6 pontos precisamente no dia em que os azuis se poderiam aproximar de sporting e vitoria de Guimarães na luta pelo terceiro lugar.

Estamos perante uma flagrante perseguição ao Belenenses e, simultaneamente, perante um processo institucional de desculpabilização quer na Federação Portuguesa de Futebol quer da Liga de Clubes, que assim pretendem tapar o sol com a peneira, isto e, ocultar as suas responsabilidades no incorrecto licenciamento de Meyong.

Resta ao Belenenses prosseguir a sua luta pela justiça, recorrendo até onde for necessário em consonância com os regulamentos.