Rubrica: "Triunfos que ficaram para a História"

Em dia de Derby no Restelo, o Belém até Morrer lança mais uma rubrica, intitulada "Triunfos que ficaram para a História".
Como o título antevê, trata-se de revisitar algumas das grandes vitórias belenenses ao longo da História. Sempre ao Domingo no seu Blog.


Vivia-se o primeiro dia do ano de 1967. O adversário era o Benfica.
No Belenenses não preponderavam grandes estrelas. Os azuis alinharam com Gomes, Rodrigues, Quaresma (na segunda imagem), Cardoso, Bernardino, Canário, Alfredo, Adelino, Ramos, Carlos Pedro e Simões (José Pereira, Murça e Godinho não alinharam), sendo o treinador Ricardo Perez. Nos encarnados destacavam-se nomes como Costa Pereira, Coluna, Jaime Graça, José Augusto, Eusébio e o ex. belenense Yaúca.

O Estádio do Restelo encontrava-se repleto de público, que assistiu entusiasmado a uma grande vitória do querer e da entrega dos jogadores belenenses. Desenrolava-se o minuto 27 quando o Belenenses inaugurou o marcador: Ramos, do lado esquerdo, recebeu um passe de Canário, correu alguns metros e centrou rasteiro para Carlos Pedro que bateu um estupefacto Costa Pereira.

Apenas 11 minutos volvidos, Canário serve Carlos Pedro, que ganha o duelo com o benfiquista Humberto. Na sequência do lance, Carlos Pedro acaba por ser rasteirado pelo seu oponente dentro da área de rigor. Grande penalidade inequívoca que Carlos Pedro converteu com um remate a meia altura. Festa no Restelo, perante os festejos de toda a equipa. Perto do fim, o benfica ainda reduziu a diferença no marcador através de um golo de Coluna, mas o vencedor final já estava encontrado.

Os periódicos desportivos da época receberam a vitória belenense com grande entusiasmo, considerando Carlos Arsénio, jornalista do Record, que nasceu no Restelo "uma equipa de futebol que de forma bem exuberante mostrou que quer subir. Um Belenenses inconformado, honesto e laborioso."

O jornalista considera ainda que o Belenenses "ganhou e ganhou bem": "Aleluia! Aleluia! Aleluia! Nasceu em Belém uma equipa que quer subir!"

Numa tarde em que Alfredo "secou" Eusébio, destacou-se José Pedro, apelidado de "homem-golo".

"Houve inteiro mérito no êxito belenense. E assim tivemos: um Belenenses que lutou e por isso ganhou, e um benfica que em trajo de passeio, cerimonioso e falho de velocidade, perdeu. Tudo certo portanto."