Belenenses empata em Braga - 1:1

Melhor elogio não pode ser feito: o Belenenses, nomeadamente na 1ª parte, esteve ao nível do melhor que fez na época passada em termos exibicionais.

De facto, foi um Belenenses personalizado e com classe que se apresentou em Braga. Não obstante o (curto) fôlego inicial dos bracarenses, os azuis rapidamente impuseram a sua qualidade na circulação de bola, num autêntico carrocel triangular: Ruben Amorim mais descaído pela direita; Zé Pedro a evoluir pela esquerda; e Silas no vértice mais avançado. É caso para se dizer: quando este trio está em noite positiva, o Belenenses arrisca-se a vencer qualquer jogo.

Tal não veio a acontecer, mas quando, ao intervalo, as duas equipas recolheram aos balneários sob um enorme coro de assobios (que se traduzem em palmas na perspectiva belenense) parecia ser difícil que o Belenenses não saísse de Braga com os 3 pontos.

Porque não foi assim?

Antes de mais, devido a deficiências no capitulo da finalização - exemplo perfeito disto mesmo aconteceu aos 53 minutos, quando Silas remata por cima após brilhante jogada de Ruben Amorim. Em segundo lugar, o Belenenses não parece bem no capítulo físico, sendo sobretudo Zé Pedro e também Silas os expoentes máximos desta realidade (nomeadamente Zé Pedro desaparece praticamente de jogo nas segundas partes).

Por outro lado, o braga melhorou substancialmente nos segundos 45 minutos, sendo importantes neste cenário as entradas de João Tomás (libertou um pouco Linz) e césar peixoto.

Não obstante, o golo do empate surgiu um pouco por acaso, facturando Linz após colaboração de Cândido Costa primeiro e Rolando depois. O número 27 azul não é (nem nunca será) um lateral, sendo mais do que evidentes as suas fragilidades defensivas.

Melhor em campo na opinião do BAM: Ruben Amorim! Defendeu, atacou; jogou e fez jogar: nota 5.

Leitura de Jorge Jesus:

«O empate não satisfaz nem ao Belenenses, nem ao Sp. Braga, mas acho que para nós é melhor porque jogámos fora. Fizemos uma primeira parte excelente, ofensivamente gerimos muito bem a posse de bola e tacticamente não permitimos que o Sp. Braga funcionasse nos corredores.

Não demos espaço ao Jorginho e a nossa estratégia funcionou. Depois das substituições que o Sp. Braga fez, perdemo-nos um pouco. Não percebemos qual era o posicionamento deles, mas eu não podia parar o jogo, porque isto não é basket. Quando empatámos, temi que perdêssemos e preocupei-me em segurar a igualdade. Do mal o menos».

Em relação ao «caso Meyong»:
«Esta recente instabilidade directiva não nos afectou nada, até porque a nossa estrutura ligada à SAD continua intacta. Não há razão para sentirmos ansiedade, mas na primeira semana o ambiente mexeu connosco. Hoje queríamos vencer para dedicar o triunfo aos adeptos do Belenenses nesta hora complicada. Queremos fazer uma boa fase final de campeonato».


Resumo do encontro: