Não valia a pena...

(desolação)

Pois é.

Depois do desastre de Barcelos, não valia a pena fazer ondas, não valia a pena fazer nada parecido como os "arruaceiros" (?) de Guimarães. Foi o tempo dos morninhos, gabinetes, dos barões do sofá e da net brilharem e incharem o ego na ilusão de serem úteis... e ainda continuam a falar disso. Quinze meses depois, o Vitória de Guimarães está em 3º lugar na 1ª Divisão, com 28.000 sócios, e nós arrastamo-nos, com menos de 11.000.

Não valia a pena fazer nada quando chegámos à final da Taça. Belenenses ficaram sem bilhetes, outros não foram despertados do seu torpor depressivo de tantos anos...e nem no nosso Topo pudemos estar sós, a sorver, todos unidos o azul, a vibrar e a sofrer sem termos "lagartos" à nossa volta.

Não valia a pena fazer nada antes de começar a época oficial, mesmo com o mérito do Teresa Herrera, e a época começou com as assistências miseráveis do costume, com o adormecimento instalado.

Não valia a pena ir buscar um ou dois jogadores realmente com qualidade, porque podia vir meia dúzia de "calhaus" (sic) porque o Jorge Jesus ia transformá-los em "diamantes" (sic).

Não valia a pena fazer qualquer contratação em Portugal, porque os técnicos tinham ido 11 vezes ao Brasil, e como dizia alguém quie não sei que funções tem mas anda sempre à volta dos camarotes e embaixadas oficiais, jogadores como o Nivaldo e o Dady há aos pontapés no Brasil.

Não valia a pena ter um substituto do Nivaldo antes do Campeonato começar...e nas 2 primeiras jornadas lá voaram 5 pontos.

Não valia a pena pensar em ir à fase de grupos e ficámos muito contentes com o brinde de nos sair o Bayern. Perdemos, logicamente, e ninguém à nossa volta já se lembra sequer que jogámos com eles.

Não valia a pena estar em 4 provas ao mesmo tempo e foi uma excursão a Portimão - e que excursão - para nos "livrarmos da Taça da Liga" e nos concentrarmos só no Campeonato e na Taça de Portugal.

Não valia a pena pensar em vitórias no Campeonato, mesmo em casa, com o Estrela da Amadora, porque importa é não perder. E de empate em empate, em jogos tristíssimos, vemos os da frente a afastar-se cada vez mais e os de trás a aproximar-se...

Não valia a pena fazer nada para as pessoas voltarem ao Estádio enquanto havia algum entusiasmo mínimo, até porque não se pode obrigar as pessoas a ir ao Restelo, e somos o 15º em assistências da Liga Bwin e o 22º entre os 32 da mesma e da Liga de Honra (vamos subir dois ou 3 furos no próximo Sábado, na festa de alguns...)

Não valia a pena , em consequência, os sócios e adeptos maçarem-se a ir ao Restelo ver o jogo com o Paços, e aquele vazio e aquela frieza angustiou tudo e todos até ao osso. Fomos eliminados. Também...

Não valia a pena estar em 2 provas ao mesmo tempo. Há um lugar entre os 10 primeiros a defender. UAU!

Não valia a pena conservar o João Pinto no Andebol, nem os sucessivos produtos da nossa formação, nem talvez exercer uma cláusula de opção com o Nelson Pina, nem talvez corresponder ao exemplar respeito que o grande Hugo Figueira mostra connosco... e agora a situação "é ainda pior do que se julgava" (julgava, quem?).

Não valia a pena dar atenção aos malandros que se angustiavam com o caminho por que seguíamos e agora estamos cercados de dúvidas, desertos de sócios, ameaçados pelo caos...

Mas ainda vale a pena o Belenenses reagir. Sim, esperamos que um dia não nos desculpemos dizendo "Não valia a pena"...