Ecos do Restelo - Conferência com Cândido Costa.

Cândido Costa é um símbolo - talvez o maior - do Belenenses guerreiro e humilde que tanto sucesso teve na época transacta.

Na presente temporada surgiu enquanto lateral direito, posição que se tem revelado algo aziaga nos últimos tempos: primeiro uma lesão e depois uma expulsão retiraram ao jogador minutos dentro das quatro linhas. Fora delas, neste caso na sala de imprensa, Cândido Costa permanece igual a si mesmo: lúcido, apaixonado, com verdadeiro prazer em exercer a sua profissão de futebolista.

A conversa teve início com a pergunta inevitável: Irás regressar?

- "Acho que sim" - começou por afirmar Cândido. "Conto sempre jogar, mas só sabemos a equipa um dia antes de entrar em campo, ou até mesmo no próprio dia. Portanto é óbvio que espero jogar mas o treinador é que sabe. Tem saído um jogador e entrado outro e a equipa continua a jogar bem. Não é por causa de A, B ou C que os resultados bons - ou maus - aparecem. Penso que o grupo é que é a força do Belenenses e quando calha a mim jogar tenho de estar pronto."

E sentes-te pronto agora?

- "Sinto. No jogo com o Benfica estive a cumprir castigo mas continuei a fazer trabalho especifico para não perder a forma. Estou pronto para corresponder."

Não terá sido complicada esta paragem que surgiu após uma lesão?

- "É sempre complicado estarmos parados. Jogo é jogo, e é completamente diferente do treino. Mas tenho vindo sempre a jogar e não é por um jogo que vou perder a forma. Só depois de acabar o jogo é que podemos saber" - concluiu.

Em Setúbal, frente ao vitória local, o Ruben Amorim foi o escolhido para alinhar a defesa direito e só entraste na segunda parte. Como encaraste essa situação? Que avaliação fazes da prestação do Ruben actuando nessa posição especifica?

- "O Ruben é um miúdo que tem um espírito muito forte: joga a trinco, joga a médio direito, joga a lateral direito... É um jovem ambicioso e humilde que quer chegar longe e penso que se o pusessem a jogar noutra posição qualquer ele iria corresponder. Tem um carácter forte e isso é importante. Penso que ele cumpriu actuando enquanto lateral direito, tal como tem cumprido em todos as posições em que tem jogado. Por vezes a adaptação torna-se mais fácil quando tu és inteligente e quando consegues fazer aquilo que o treinador te diz. O Ruben tem simultaneamente de ser humilde porque tem uma preponderância na equipa jogando a meio-campo que não tem enquanto lateral direito. Ter a capacidade de aceitar isso e lutar pela equipa é importante".

Seja como for, acaba por ser mais um concorrente de respeito para actuar na sua posição actual...

- "Não vejo as coisas assim" - afirmou prontamente Cândido. "Acho que se virmos as coisas assim estamos sempre intranquilos. No ano passado fiz a época toda jogando a médio direito, este ano surgi a lateral, lugar onde no ano passado o Amaral jogou. Penso que tem de ser o mister a gerir estas coisas. É uma realidade que todos queremos jogar e quer queiramos quer não acabamos sempre por olhar para quem esta a jogar na nossa posição. Se o grupo quer ser forte penso que isso (rivalidade) não acontece e não tem acontecido no Belenenses. Joga um, joga outro, e nunca há chatices no treino; isso é o mais importante."

O Belenenses vem de uma importante vitória frente ao benfica e já não perde há oito jogos. Como irá ser o embate de Guimarães?

- "O Guimarães está a fazer uma época muito boa. Tem bons jogadores e um treinador que está a saber passar a sua mensagem e fazer os jogadores acreditar no seu trabalho. Estão a realizar até agora um campeonato muito bom. Nós vamos tentar colocar as nossas armas em campo e sabemos que também temos argumentos para realizar um bom jogo e sair de Guimarães com um bom resultado.".

O penteado foi alguma aposta, alguma promessa (o Cândido Costa rapou o cabelo)...

- (Risos) "Eu ocasionalmente tenho assim uns devaneios e gosto de fazer penteados diferentes às vezes para mudar o estado de espírito e essas coisas..."