Andebol: BELENENSES - 26 x ÁGUAS SANTAS - 24

O Belenenses venceu hoje o Águas Santas por 26-24 em mais uma jornada da Liga Halcon, perante uma assistência de cerca de 350 pessoas, número não especialmente elevado, mas que prestou um excelente apoio.


Foi um jogo algo estranho, começando logo pelo facto de o seu início ter sido retardado por um corte de electricidade, não só no Pavilhão, como em outras zonas ocidentais de Lisboa.

Depois, sentiram-se bastante dificuldades perante o adversário. Aqui, devemo-nos interrogar se a estranheza é grande, porque a verdade é que os jogos com o Águas Santas costumam sempre complicar-se, mesmo quando a equipa da Maia não está muito bem. Perdêramos lá na 1ª volta, de resto.

Os primeiros minutos revelaram duas equipas eficazes no ataque mas a defender mal. Golo cá, golo lá. Assim, com 12 minutos de jogo, registava-se um empate a 8 golos. A partir daí, verificou-se exactamente o contrário. Aos 24 minutos, o Belenenses perdia 10-11. Ou seja, nos primeiros 12 minutos marcaram-se 16 golos; nos segundos 12minutos, apenas 5. Tendo chegado a ter uma desvantagem de 2 golos, o Belenenses conseguiu chegar ao intervalo com um empate a 13 golos.

Na 2ª parte, a nossa equipa entrou melhor e começou a ganhar vantagem, embora não muito dilatada. Aos 35 minutos, ganhávamos 16-15. Aos 45m, 19-17. A partir daí, o Belenenses embalava e, aos 51m, parecia ter o jogo perfeitamente resolvido, com o resultado em 22-17. A 5/6 minutos do fim, a vantagem parecia tranquila: 24-19.

Mas, então, entrou em acção a equipa de arbitragem. Aumentando até ao escândalo a sua anterior tendência anti-belenenses, conseguiu com decisões surreais, não só enervar a nossa equipa como moralizar o adversário. A 1m58s do fim, a vantagem reduzira-se para 25-23, quando foi pedido um desconto de tempo...

Mais duas vergonhosas decisões, e eis que com 40 segundos para jogar, havia 25-24, com a bola na posse do Águas Santas. Foram segundos de sofrimento, até que a 7 segundos do fim o Belenenses recuperou a bola e, em contra-ataque, estabeleceu-se o 26-24 final.

Terminado o encontro, viu-se uma vez mais a simbiose entre a equipa e os adeptos, chegando mesmo o grande Hugo Figueira a apoderar-se da bandeira do celebérrimo Lu, para expressar o seu contentamento. É bom ver como o Hugo, o Tiago Fonseca, o Pedro Neto, o Bruno Moreira, etc., etc. etc. respeitam o Belenenses!

Classificação dos 4 primeiros:

1º ABC - 37 pontos
2º F.C.Porto - 34 pontos
3º Belenenses - 33 pontos
4º Benfica - 30 pontos

O Belenenses folga na próxima jornada