Belenenses vs boavista - Antevisão.



Os confrontos entre o Belenenses e o boavista são antigos: o primeiro embate ocorreu há cerca de 70 anos, mais precisamente na época de 1935-36. O Belenenses venceu nas Salésias por 3:0. Depois de 5 anos de ausência de confrontos directos, os dois emblemas encontraram-se novamente na época de 1940-41, com os axadrezados a serem esmagados em três ocasiões: goleadas por 10:0 – campeonato – 7:1 e 8:0 – Taça de Portugal. A senda do massacre do clube da rotunda da Boavista aos pés do Belenenses manteve-se nas décadas que se seguiram: 7:0 em 1947:48; 6:0 em 1954-55; 8:0 em 1959-60; 4:1 em 1973-74…

Nos anos mais recentes, os resultados azuis no Bessa (ao contrário dos verificados no Restelo) tem sido quase sempre bons, com vitórias em 2002-03 (3:1) e 2005-06 (2:0) e dois empates: em 2003-04 (1:1) e na época transacta (0:0). De resto, a superioridade azul é indiscutível: no campeonato dos campeonatos o Belenenses é 4º, e o boavista – atrás de Guimarães e Setúbal - apenas 7º.

CONFRONTOS RECENTES (no Bessa):

2006/2007 Boavista 0-0 Belenenses
2005/2006 Boavista 0-2 Belenenses
2004/2005 Boavista 2-0 Belenenses
2003/2004 Boavista 1-1 Belenenses
2002/2003 Boavista 1-3 Belenenses

Na época passada, a visita do Belenenses ao Bessa ocorreu à 20ª jornada, mais precisamente em Abril. Os azuis alinharam com: Marco; Amaral; Rodrigo Alvim; Rolando; Nivaldo; Ruben Amorim; Sandro; Silas; José Pedro; Cândido Costa; Dady. Curiosamente, a diferença pontual entre os dois emblemas era somente de 4 pontos, sendo o Belenenses 7º com 27 pontos, e o boavista 11º com 23 (no final da competição essa diferença pontual situou-se em 14 pontos).

Para o jogo de hoje, referente à 7ª jornada, o Belenenses parte novamente em vantagem pontual - 7 pontos contra os 4 pontos do seu adversário - sendo evidente que a pressão situar-se-á sobretudo do lado dos boavisteiros. Com um só golo marcado e 5 sofridos, o boavista, em caso de derrota, poderá descer abaixo da linha de água, bastando para isso que o Paços de Ferreira vença o seu jogo caseiro frente ao Estrela da Amadora.

Já os azuis terminam no Porto uma série "infernal" de jogos consecutivos, sendo muito importante a disponibilidade física (após o desgastante do jogo europeu de 5ªf. frente ao Bayern) que irão revelar. Por outro lado, o Belenenses ainda não conseguiu vencer fora do Restelo, sendo o empate com a Naval na Figueira da Foz o seu melhor resultado nesta condição. A fraca prestação do Belenenses quando actua enquanto visitante pode ser transportada para a versão caseira do boavista: os axadrezados no bessa perderam com o Marítimo (0:2) e empataram a zero com Leixões e Académica, ou seja, obtiveram 2 pontos em 3 jogos, não tendo marcado qualquer golo.

Assim, o Belenenses parte como favorito a priori, não obstante ser o empate (a zero ou a um) o resultado mais comum entre as duas equipas.

Com Weldon e Cândido Costa fora do lote dos convocados, não é fácil prever o 11 belenense. Se é evidente que Amaral irá ocupar o lugar de defesa lateral direito, é difícil de prognosticar quem será o companheiro de ataque de Roncatto. Fernando? Evandro? Mendonça? Inclina-mo-nos para a opção Fernando (embora Mendonça nos agradasse mais). Novas questões surgem quando nos debruçamos sobre a defesa e o meio campo defensivo. O mais lógico será a saída de Devic (até mesmo porque o sérvio se encontra condicionado devido a lesão no joelho) e entrada de Gabriel Gomez, mas Jorge Jesus, nos 2 últimos jogos azuis fora de casa - Munique e Funchal - alinhou com 3 centrais.

De resto, Jesus ainda não repetiu o mesmo 11 em jogos para a liga portuguesa, reservando sempre algumas surpresas. Ainda assim, arriscamos o seguinte 11: Costinha; Amaral, Rolando, Hugo Alcântara e Rodrigo Alvim; Gabriel, Ruben e zé Pedro; Silas, Fernando e Roncatto. Ou seja, esquema táctico em 4x3x3 (que se transformaria em 4x4x2 caso os eleitos para o ataque fossem Evandro ou Mendonça).

Antevendo o encontro, Jorge Jesus afirmou que "o encontro vai ser difícil por duas questões: o Boavista é uma grande equipa que anda à procura da primeira vitória e é um adversário que está mais forte do que no ano passado".
Acrescentou ainda que os axadrezados são "uma equipa que está a crescer de jogo para jogo e é, individualmente, mais forte do que na temporada passada" e que "a posição que ocupa não quer dizer que esteja mais fraco, está a crescer com o tempo e, jogo a jogo, está a ficar mais forte".

Já Jaime Pacheco considera que a sua equipa "precisa do clic que é ganhar". Se tal não acontecer a sua continuidade não "de forma alguma" ameaçada. "Tenho a consciência tranquila. Estamos a trabalhar muito e bem", adiantando estar "completamente sereno, a ponto de não me preocupar com o que quer que seja".

Já o Belenenses merece de Pacheco as seguintes palavras: "é um adversário difícil, com bons jogadores e estabilidade".

O boavista deverá alinhar com:
Jehle; Rissutt, Ricardo Silva, Marcelão, Mário Silva; Diakité; Fleurival, Jorge Ribeiro; Mateus, Edgar e Bangoura.

CONVOCADOS AZUIS:
Guarda-Redes: Costinha e Marco Gonçalves.
Defesas: Amaral, Rolando, Hugo Alcântara, Devic, Gonçalo Brandão e Rodrigo Alvim.
Médios: Gabriel Gómez, Rúben Amorim, José Pedro, Silas, Hugo Leal, Rafael Bastos e Fernando.
Avançados: Mendonça, Roncatto, Evandro Paulista e João Paulo.

Na época passada foi assim:


Golo de Zé Pedro na vitória azul (2:0 em 2005/06)