Contra tudo e contra todos...

...o Belenenses andebol venceu o benfica por 24:23, numa emocionante partida cujo resultado final só foi encontrado nos últimos segundos.

Privado do concurso de Pedro Gama e com Pedro Matias ainda condicionado (lesão no pulso) João Florêncio adaptou Nelson Pina à posição de central - reflexo directo disto mesmo, o pivot Bruno Moreira andou quase ausente do jogo, sendo raras as ocasiões em foi assistido. Apesar de tudo, o Belenenses entrou a vencer no jogo, situando-se o resultado nos 3:2 com 5 minutos de jogo. A partir daqui os cruzados tiveram o seu pior momento do jogo, estando 10 minutos sem marcar qualquer golo - os 3:8 registados a meio da primeira parte devem-se sobretudo à infelicidade no momento da concretização, esbarrando 3 bolas de encontro aos postes.

Sendo o 7 azul uma equipa de guerreiros, a defesa tornou-se positivamente mais agressiva e, simultaneamente, o ataque mais eficaz. Consequência disto mesmo, o Belenenses obtêm um parcial de 5:1, reduzindo a diferença para somente um golo - 8:9 - com 21 minutos jogados. A excelente recuperação não ficou por aqui, passando os azuis para a liderança do marcador - 13:10 - aos 27 minutos, ou seja, obtiveram um parcial extraordinário de 10:2. O benfica logrou ainda diminuir a vantagem, situando-se o resultado em 13:11 ao intervalo.

Nos segundos 30 minutos, dois senhores vestidos de negro - caricaturas de árbitros - insistiram em continuar a ser os protagonistas do jogo, tendo todos os presentes no pavilhão - cerca de 400 pessoas, entre os 15 furiosos que nem por sombras conseguiram repetir o autêntico festival frente ao porto - perdido a conta aos livres de 7 metros assinalados a favor do benfica (terão sido 15?).

Deste modo pouco limpo, o benfica consegue equilibrar novamente a partida, registando-se uma série de empates e sobretudo diferenças mínimas no marcador - 15:15 aos 35 minutos; 17:18 aos 44 minutos; 20:19 aos 53.

Ainda assim, o Belenenses conseguiu distanciar-se um pouco no resultado a partir deste momento, passando o jogo para três golos - 23:20 com 4 minutos para jogar.

Empurrados deliberadamente para a frente pela dupla de arbitragem - num período em que os cruzados também se precipitaram aqui e ali - o benfica logrou empatar novamente no último minuto - 23:23 - acabando Nelson Pina, quando se dirigia velozmente para a baliza, por ser ostensivamente empurrado de encontro à divisória final: metro de 7 metros com dez segundos para jogar.

Tiago Fonseca converte perante o completo delírio de todos os presentes - 24:23. O benfica ainda procura novamente empatar, acabando Hugo Figueira por defender um último remate já em cima (depois de?) do apito final.

Grande vitória belenense, grande vitória de uma excelente equipa com um coração do tamanho do mundo. UM EXEMPLO! E mais não dizemos.

Filme da partida (15 minutos finais).