Belenenses vence Leiria.

Suor e sofrimento. Foi esta a formula da vitória azul de hoje à noite no estádio do Restelo - 2:1 face à União de Leiria.

De facto, tratou-se de um jogo muito difícil, ou melhor os fiscais de linha resolveram alinhar de branco, e beneficiar escandalosamente a equipa visitante. Três exemplos: o golo do Leiria resulta de um claro fora-de-jogo não assinalado; cerca da meia hora Weldon, em jogo, poderia se isolar mas o fiscal de linha resolve levantar a bandeirola; sucede o mesmo quando, no início dos segundos 45 minutos, Cândido se isola.

Assim, o Belenenses viu-se obrigado a correr atrás do resultado, situação na qual apresentou alguma qualidade até cerca dos 35 minutos de jogo. A partir deste momento e até ao intervalo a pressão azul diminuiu, não resultando a alteração táctica de Jesus, fazendo avançar Ruben Amorim para médio direito.

Para os segundos 45 minutos, Jesus fez o que se imponha, ou seja, sacrificou Gabriel, fez recuar Ruben para a sua verdadeira posição, e fez estrear Evandro Paulista - Roncatto passou a alinhar sobretudo pela esquerda, ficando Weldon mais no centro do ataque.

E que estreia a do jovem brasileiro: com 7 minutos decorridos, Evandro surge oportuno ao segundo poste e cabeceia sem apelo para o golo.

Obtido o empate, o Restelo transformou-se num vulcão activo, empurrando o público a equipa para frente. E de facto o domínio belenense tornou-se quase avalassador, surgindo o segundo golo quase com naturalidade: jogada muito confusa em que toda a gente no estádio - dentro e fora das 4 linhas - reclama golo, acabando Hugo Alcântara, sobre o lado esquerdo, por atirar para o golo da vitória.

Jesus, sentido o perigo de estar a actuar com uma equipa extremamente ofensiva, muda novamente o 11 e o esquema táctico, fazendo entrar Fernando para o lugar de Weldon - Roncatto regressou ao eixo do ataque, Zé Pedro recuou para mais perto de Ruben e Fernando ocupou uma posição mais no meio campo sobre à esquerda - 4x4x2 que reforçou o meio campo.

A estratégia acaba por ser bem sucedida, não obstante alguns pequenos sustos na rectaguarda - Jesus, muito perto do fim, procede ainda a nova alteração, saindo Silas para a entrada de Amaral (Cândido assume uma posição mais adiantada).

Já perto do período de descontos, Evandro poderia ter bisado e assim resolvido desde logo a contenta - isolado o avançado de 19 anos atira à figura do guardião adversário.

Terminamos como começamos: excelente vitória de uma equipa com personalidade que soube "suar" e "sofrer".

Conferência de Imprensa.