FUTUR(olando) III

(artigo de José António Nóbrega)

"…O cão é o melhor amigo do homem..." (autor desconhecido)

Caros Companheiros,

num momento particularmente efusivo e prometedor do futebol profissional do CFB, atrevo-me a dizer, de grande parte das modalidades praticadas no clube, ocorre, quase em simultâneo, o problema de saúde de Cabral Ferreira, Presidente recém- eleito (por larga maioria dos associados).

Porque vivemos numa sociedade livre que se quer moderna, esperando que seja cada vez mais democrática e participativa, devemos respeitar as regras e princípios estatutários que aceitamos (quando nos tornamos sócios do Clube de Futebol Os Belenenses), cujo primeiro dever é respeitar e engrandecer o Clube, honrando a sua história.

Um segundo pensamento que nos devia nortear, é darmos desinteressadamente todos os subsídios que estejam ao nosso alcance, no sentido de o tornarmos cada vez mais forte, mais moderno, mais solidário, mais eficiente, mais sustentável e futurista (face aos desafios desta nova era globalizante).

Num período particularmente sensível do nosso futuro imediato, a casa tem de ser arrumada com pés e cabeça, não podendo exigir-se que sejam implementadas em poucos meses as reformas que tardam há décadas.

Neste sentido, precisamos de remar todos para o mesmo lado, independentemente de gostarmos mais de lagosta ou caviar, regada a cerveja ou champanhe.

O futuro imediato do clube, o projecto que há-de vir aí e que fará descolar o Belém, projectando-a para a estratosfera - desportiva, precisa de músculo e confiança, ingredientes indispensáveis para atrair Investidores e Investimentos.

A crítica da bengalada fácil ou utilização do bordão, foram apanágio de muitos portugueses (mesmo de alguns notáveis antepassados, basta rememoriar velhas disputas famosas), mas no presente momento, o que se espera de quem é Belenenses por coração, opção consciente e inteligente, é solidariedade, amor e confiança.

Confiança em que todos juntos promoveremos melhor o nosso Clube. Confiança em que da discussão civilizada e escorreita, nascerão melhores e mais profícuas ideias.

Os locais para essas discussões podem ser os fóruns estatutários ou blogues, mas sempre com correcção e dignidade (de todas as Partes), até para sermos dignos dos nossos fundadores e termos direito a um futuro que tarda, e que merecemos há muito.

Atrevo-me a dizer que todos teremos o futuro que semearmos, independentemente do cão que nos acompanha.