Pequeno Apontamento sobre um Grande Homem

Na sua edição de sábado, o jornal Record trazia uma entrevista de três páginas com Artur Quaresma.


Veio essa entrevista a propósito da bonita idade (90 anos) que o nosso grande campeão atingiu (felizmente, em condições magníficas de saúde, a todos os niveis) mas também do facto de ele ser o mais antigo internacional Português: fez o seu primeiro jogo pela Selecção Nacional há exactamente 70 anos...

A maior parte dos editores deste blogue voltaram a falar com ele ainda há pouco tempo, quando simpaticamente nos recebeu em sua casa.

O que desse encontro resultou virá oportunamente à luz do dia.

Mas vale a pena referir que, no meio da sua visão muito crítica sobre o futebol actual, ele a certa altura destacou, pela positiva, um grupo de pessoas...

Esse grupo é a Fúria Azul!

Um homem de 90 anos, que deu ao Belenenses tudo quanto se pode dar, um homem cujo palmarés, tanto como jogador como treinador, é assombroso, destacou a Fúria Azul e mostrou-se assim muitíssimo mais jovem do que certos pseudo-reformadores, que vêm repetida e estupidamente investir contra a FA e, mais recentemente, de modo especial, contra o nosso Alcides.

Evidentemente o autocentramento e triste sanha de competição dessa gente nunca os poderia incluir entreos que assinaram a mensagem de congratulações e de reconhecimento para com o grande, imenso Artur Quaresma, que, na oportunidade, lhe entregámos. A inveja (e num dos casos, possivelmente, uma ignorância colossal; ou, quem sabe, estava ocupado a tirar fotografias a si próprio) até à gratidão mais justa e mais devida se sobrepõe!

Enfim, uma nota de satisfação ainda pelo facto de, na mesma entrevista ao Record, Artur Quaresma ter tido a iniciativa de referir a homenagem que, na véspera da última final da Taça de Portugal, lhe foi feita, bem como a outras grandes figuras do Belenenses (como a imagem documenta: "... houve a final da Taça, que foi um momento de grande exaltação. (...) associe-me ao momento, na véspera, numa cerimónia bonita ao lado do Vicente, do Castro e do Estevão, que decorreu no Restelo").