Belenenses em Marrocos.
Nas últimas 24 horas tenho vivido um sentimento misto de agrado e de desilusão. O agrado provêm do anúncio da participação do Belenenses num torneio internacional, neste caso em Marrocos.
Tal convite, penso, seria quase impossível até há poucos meses atrás, visto o Belenenses se encontrar num patamar mais do que medíocre: o clube transformara-se ultimamente em algo que não merecia qualquer espécie de reconhecimento, mesmo em termos nacionais.
Como tudo mudou…
A imagem nacional e internacional do Belenenses sofreu uma reviravolta impressionantemente positiva muito devido à sua presença na grande final do Jamor: este é um factor a não desprezar, visto ter tido repercussão a nível mundial.
Em segundo lugar, o Belenenses obteve um honroso 5º lugar na Liga Portuguesa e, mais importante, readquiriu, muitos anos volvidos, o importante estatuto de “europeu”.
Finalmente, a reputação do Belenenses alcançou novos patamares face à contratação de jogadores internacionais, como Garcés e Gabriel Gòmez - sobretudo no mundo (planeta!) hispânico – e também devido à presença de jovens jogadores belenenses em grandes competições internacionais (Torneio de Tolón, Europeu de sub-21, Mundial de sub-20…)
A desilusão, ao invés, teve origem na provável saída de Dady (não pelos motivos mais óbvios, que passam pelo enfraquecimento do plantel azul – retomaremos este assunto em nova postagem), e no facto de, dia após dia, ser cada vez mais improvável que o Restelo seja o palco dos jogos europeus do Belenenses. Para além das obras, cuja conclusão foi anunciada para 2 de Julho, ou seja, 2ª Feira, não terem sequer arrancado, a questão do licenciamento por parte da C.M.L. simplesmente desapareceu como um fantasma da ordem do dia; inclusive da ordem do dia belenense…
Depois deste desabafo algo amargurado, regresso, com tom menos emotivo e mais informativo, ao assunto do torneio.
O mesmo é intitulado de Torneio Moulay El Hassan, e está englobado nas comemorações do aniversário do príncipe herdeiro de Marrocos (o torneio tem o seu nome).
Decorrerá no Estádio Mohammed V, na mítica cidade de Casablanca, e contará com a presença (além do Belenenses) das equipas marroquinas WAC. Casablanca e Raja de Casablanca (campeão marroquino), e dos espanhóis do Celta de Vigo. Segundo o site oficial, “A participação de «Os Belenenses» neste torneio internacional enquadra-se na planificação da pré-temporada azul e surge como reconhecimento da projecção internacional crescente do nosso clube”.
A equipa de futebol profissional de «Os Belenenses» vai participar nos próximos dias 27 a 29 de Julho no prestigiado Torneio Moulay El Hassan, que terá lugar no Estádio Mohammed V, na cidade de Casablanca, em Marrocos.
Fica desde já feita a promessa: o Belém até Morrer estará presente em Marrocos ao lado do Belenenses.
|