A Fúria Azul e as eleições.

Aproxima-se o dia de eleição de uma nova direcção para o Clube de Futebol os Belenenses. Este ano apresentam-se 3 Listas - A, B, C - cada qual com as suas equipas e propostas para o que pensam e planeiam efectuar em prol do nosso clube.



Até aqui tudo normal, com a campanha eleitoral a decorrer sem problemas de maior, sendo este ano vivido o peíodo eleitoral num ambiente festivo dado o apuramento da nossa equipa para a final da taça de Portugal em futebol. O que estranhei nestas eleições foi a falta de diálogo com a claque oficial do clube.



Não que alguma vez fosse obrigatório haver alguma sessão de esclarecimento com o maior núcleo de adeptos organizado do Clube, mas pegando nos exemplos de anos anteriores, os candidatos sempre fizeram questão de ir à conversa com a direcção da F.A. e com outros ultras que por diversas vezes participaram nesses debates.



A Fúria Azul sempre demonstrou o seu interesse pela vida do nosso Clube: nunca foi uma organização amorfa e sem papel de intervenção na vida institucional do Clube. Ao longo dos nossos 22 anos de existência sempre participámos na defesa do Belenenses em que acreditamos e que queremos, um Belenenses que olha o Passado com olhos no futuro, num futuro azul de campeão.

Esta sempre foi a nossa forma de estar dentro clube, como são exemplo a participação de elementos da organização da Fúria em todas as Assembleias Gerais. Mais: diversos elementos antigos e actuais da Fúria Azul participaram e participam activamente nos órgãos sociais do Clube, fazendo valer-se também da experiência que o facto de terem pertencido ao grupo lhes transmitiu.

No entanto, este ano nenhum dos candidatos se dignou a querer ouvir o que pensam os seus ultras: provavelmente não lhes reconhecerão qualquer mérito no pensamento ou na acção... Estarão no seu direito, mas pensamos que teriamos propostas válidas para fazer, e gostariamos de aprofundar o que pensam sobre juventude do clube, e qual a forma como pretendem ou não interagir com a Fúria Azul.




Posto isto, importa lembrar que nunca a Fúria Azul em nome colectivo apoiou qualquer lista concorrente às eleições - excepto uma vez em que apresentou uma lista própria que contudo não foi a votos - e nunca o fez por uma questão de independência e autonomia.

Consideramos que todos os sócios da FA são livres de votar no projecto que mais lhes agrade, e com isto mantemo-nos fora de jogos eleitorais que poderão prejudicar o grupo, e que não se aceitam num grupo que é heterogéneo e que não é, nem quer ser, manipulável. No entanto, o esclarecimento concreto de dúvidas específicas, algumas das quais são decisivas para o futuro do apoio organizado realizado pela Furia Azul, teria sido bastante útil. Pensamos sem falsas modéstias que poderíamos ter contribuído para aprofundar e ajudar os candidatos nas questões que provavelmente conhecemos como ninguém, nomeadamente na área de juventude.

Não obstante o desprezo institucional com que resolveram brindar o nosso grupo, relançamos o apelo que em todos os actos eleitorais efectuamos: Sábado vamos todos votar, mostrar a vitalidade do nosso grande clube através de um acto democrático bastante participado.

Votes em quem votares o importante é participares, não deixando a tua decisão na mão de outros.

Que no final - ganhe quem ganhar -, o maior vencedor seja o Clube de Futebol "Os Belenenses".

P.S: Neste Sábado estão preparadas diversas actividades da Fúria Azul para as quais te convocamos a partir das 1030h. da manhã.

ATENÇÃO SERÁ A 1ª FASE DA OPERAçÃO JAMOR NÃO FALTES!!