
Resposta ao Senhor Luis Oliveira.
Escreveu assim o senhor Luis Oliveira, hoje, dando-nos música, no blog Canto Azul Ao Sul:"Quando falamos na fidelização da Juventude arrepia-me ver a debandada de jovens da Fúria Azul. Para onde foram muitos destes jovens?Arrepia-me ver a claque ter sido colocada no Topo Norte, embora possa a Direcção não ser a única culpada desta situação. Arrepia-me a divisão criada no seio da Fúria que deu origem aos Fanáticos1919 e julgo saber quem foi o principal culpado. Arrepia-me não se ter dado aos FAN1919 as mesmas condições que se deram à Fúria Azul, quer de instalações, quer de deslocações, bilhetes e tudo o mais. Desaparecidos os Fanáticos1919, parte da FA foi-se embora. Ou seja, quem a ela deu o seu pontapé de saída, fez o favor, por interesses meramente pessoais, no meu entender, ajudar à destruição progressiva da claque".
O senhor Luis Oliveira, nesta sua elocução, utiliza termos como “arrepia-me”, “julgo saber” e “no meu entender”. Trata-se, portanto, de alguém completamente avalizado nos assuntos a que se refere. Tem conhecimento do que fala, é doutorado em questões diversas, um expert, afinal, disto, daquilo e de acolá. Pois é. Seria assim, de facto, se porventura o senhor Luís Oliveira soubesse do que fala. Acontece que não sabe… mas, se virmos bem as coisas, o facto de não saber nunca antes impediu o senhor Luís Oliveira de se pronunciar. Na realidade, certos senhores têm uma irresistível tentação em… não ficar calados! Existem conversadores patológicos, seres que sentem necessidade de se ouvir a si mesmos, não obstante todos à sua volta desejarem, ainda que quase sempre mentalmente, que tais melros cantantes se calem: mas eles insistem em nos dar música…
O senhor Luís Oliveira, por sua vez, é um “blogueiro” patológico. Gosta de acordar de manhã e teclar insistentemente durante todo o dia… durante todo o dia não, peço desculpa pela minha incorrecção, durante parte do dia, já que no tempo restante o senhor Luís Oliveira certamente lê e relê os textos quase filosóficos que com tanto afinco produz.1 – A tal “debandada de jovens da Fúria Azul” a que o mago das palavras, de seu nome senhor Luís Oliveira, se refere é, pura e simplesmente, ficção, ficção cientifica, já que o seu autor é um cientista acreditado pela Universidade dos “blogueiros” que detêm a verdade! Não me levem a mal: existe ficção cientifica de qualidade; eu, quando criança, também gostava de ver o “Espaço 1999” e a Galáctica. Mais recentemente, também assistia aos Ficheiros Secretos e tudo o mais.Acontece que a tal “debandada” é ficção cientifica de baixo orçamento, daquela em que se vê os fios de nylon a segurar as naves dos extraterrestres.
Prosseguindo nesta ideia de obra ficcional de baixo orçamento, eu mesmo, gratuita, voluntária e generosamente, proponho-me ajudar o senhor Luís Oliveira a promover a sua grande obra de ficção, de seu nome Hollyodesco: “A grande debandada da Fúria Azul” – em exibição no blog do senhor Luis de Oliveira. Assim – e esta é a minha colaboração para a obra prima do senhor Luís de Oliveira – vou ilustrar as minhas humildes palavras (quais não o são perante a pena camoniana do senhor Luís de Oliveira?) com exemplos fotográficos d´ “A grande debandada da Fúria Azul”.2 – O senhor Luís Oliveira ficou arrepiado – talvez seja só frio senhor Luís Oliveira; sugiro-lhe a aquisição de um calorífico para aquecer as suas longas e infatigáveis noites ao serviço da verdade – ao “ver a claque ter sido colocada no Topo Norte, embora possa a Direcção não ser a única culpada desta situação”???
Desculpe senhor Luís Oliveira… terei lido bem? Então o senhor escreveu que a “claque” tinha sido colocada no Topo Norte? Terei estado a sonhar quando participei em reuniões da Fúria Azul nas quais foi discutida essa possibilidade? Terei imaginado uma Assembleia Geral da Fúria Azul, realizada no pavilhão do Restelo, em que essa mudança foi discutida por todos e aprovada por maioria? Terá acontecido uma reunião, em que participei, com a direcção na qual foi comunicada a decisão? Não terei ouvido a direcção demonstrar desagrado pela mudança furiosa para a superior? Não, não, não e não. Como poderei ter estado presente em tantos momentos se eles, pura e simplesmente, nunca existiram? Ah, e que ninguém coloque isto em causa, e dizer que também esteve presente na Assembleia Geral da Fúria Azul e tudo o mais. Não o admito! Se o senhor Luís Oliveira diz que lá fomos colocados, ponto final, assunto arrumado, nos anais da história assim é, e assim será…
3 – E agora, caros leitores, sustenham a respiração, oiçam a música misteriosa de fundo, não se atrevam sequer a mexerem-se. Este é agora um filme de suspense, ao melhor estilo de Hitckcock, e, como não podia deixar de ser, é realizado pelo senhor Luís Oliveira: “Arrepia-me a divisão criada no seio da Fúria que deu origem aos Fanáticos1919 e julgo saber quem foi o principal culpado”. O senhor Luís Oliveira está novamente arrepiado e, mais importante, julga saber! E é claro se “julga saber” - e como todos nós, leitores ávidos daquela jóia da blogosfera azul de seu nome Canto Azul ao Sul, nada julgamos mas também queremos saber e ir dizer aos amigos – o senhor Luís Oliveira vai nos dizer quem é o principal culpado. Será o mordomo (é sempre o mordomo…)?
Diga-nos por favor senhor Luís Oliveira, é o mordomo o principal culpado? Levantado o suspense, com todos em pulgas para saber quem é o principal culpado, não é que o senhor Luís Oliveira se abstêm de o fazer? Ele que “julga saber”? Marketing, meus amigos, marketing do senhor Luís Oliveira que assim está já a promover a tão aguardada segunda parte do seu triller blogonauta: “Quem é o verdadeiro culpado?” – brevemente, a estrear no diamante translúcido e puro que é o blog dos blog´s – o pai de todos os blogs, diria - o admirável “Canto Azul ao Sul”.4 – O suspense, o mistério, o horror… diria o Artur Albarran…: “Desaparecidos os Fanáticos1919, parte da FA foi-se embora”. Foi-se embora, diz o senhor Luís Oliveira. Onde estarão? É pá, provavelmente iam num avião, sobrevoavam uma ilha deserta, e despenharam-se lá dramaticamente…
Terá sido um acidente? Terá sido o destino a brincar com a vida dos pobres náufragos dos céus? Estarão eles sozinhos na ilha? Esperem lá… já vi isto em qualquer lado… Será que o senhor Luís Oliveira realiza também o “Perdidos”?
5 – Notícia de última hora: aconteceu uma tragédia: alguém ou alguns, “por interesses meramente pessoais, no meu entender” ajudaram “à destruição progressiva da claque". No seu entender, senhor Luís Oliveira? Eu também gostava de entender, mas, infelizmente, não sou um iluminado blogueiro, um génio sentado no seu ameno cantinho ao sul, um sobredotado… Ajude-me a entender senhor Luís Oliveira. Tenha piedade. Diga-nos quem é a gente ruim, viciosa, inclusive maldosa, que quer destruir progressivamente a “claque”. Eu tenho medo deles, tanto medo, porque eles são maus, querem fazer um dói dói a “claque” e depois ela vai para o céu…
.
De facto, os jovens da Fúria Azul este ano debandaram: debandaram em massa, em direcção a todos os estádios deste país onde o Grande Belenenses joga…






|