Os caminhos para a Europa do Futebol...

No dia que apresenta um novo inquérito – acerca das expectativas dos blogonautas em relação à classificação final do Belenenses na liga -, o Belém Até Morrer quis também perceber quão difícil será o percurso azul até ao final da liga.
Paralela e simultaneamente, numa análise comparada, considerámos igualmente interessante aquilatar as dificuldades que se apresentarão, daqui em diante, aos nossos principais adversários na luta pelos lugares europeus.
Assim, apresentaremos alguns dados interessantes em relação aos 6 clubes que neste momento se perfilam enquanto sérios candidatos a uma presença na Taça UEFA na época de 2007-08 – Belenenses, Braga, Paços de Ferreira, União de Leiria, Nacional da Madeira e Marítimo.

C. F. BELENENSES:

Calendário:
Paços (fora); Aves (casa); Leira (fora); Estrela (casa); Porto (fora); Beira-mar (casa); Braga (fora); Marítimo (casa); Sporting (fora).

- Pontos: 31
- Jogos em casa restantes: 4
- Jogos fora restantes: 5
- Jogos com adversários directos: 4 (Paços; Leiria; Braga; Marítimo)
- Jogos com os outros 3 grandes: 2 (Porto e Sporting)

Momento Actual:
- Últimos 6 jogos: D; V; D; V; E; V – 10 pontos

Resultados:
- Em casa: 11 jogos – 4 vitórias – 2 empates – 5 derrotas: 14 pontos
- Fora: 10 jogos – 5 vitórias – 2 empates – 3 derrotas: 17 pontos


SPORTING DE BRAGA:


Calendário:
Naval (casa); Marítimo (fora); Sporting (casa); Benfica (fora); Setúbal (casa); Académica (fora); Belenenses (casa); Boavista (fora); Nacional (casa)


- Pontos: 32
- Jogos em casa restantes: 5
- Jogos fora restantes: 4
- Jogos com adversários directos: 3 (Marítimo; Belenenses; Nacional).
- Jogos com os outros 3 grandes: 2 (Sporting e Benfica).

Momento Actual:
- Últimos 6 jogos: D; V; D; V; D; E – 7 pontos

Resultados:
- Em casa: 10 jogos – 6 vitórias – 2 empates – 2 derrotas: 20 pontos
- Fora : 11 jogos – 3 vitórias – 3 empates – 5 derrotas: 12 pontos


PAÇOS DE FERREIRA:

Calendário:
Belenenses (casa); Boavista (fora); Nacional (casa); Naval (fora); Aves (fora); Leiria (casa); Estrela (fora); Porto (casa); Beira-mar (fora)



- Pontos: 32
- Jogos em casa restantes: 4
- Jogos fora restantes: 5
- Jogos com adversários directos: 3 (Belenenses; Nacional; Leiria).
- Jogos com os outros 3 grandes: 1 (Porto)

Momento Actual:
- Últimos 6 jogos: V; E; E; D; V; V – 11 pontos

Resultados:
- Em casa: 11 jogos – 6vitórias – 5 empates – 0 derrotas – 23 pontos
- Fora : 10 jogos – 2 vitórias – 3 empates – 5 derrotas – 9 pontos


UNIÃO DE LEIRIA:

Calendário:
Setúbal (c); Académica (f); Belenenses (c); Boavista (f); Nacional (c); Paços (f); Aves (c); Naval (c); Estrela (f)


- Pontos: 29
- Jogos em casa: 5
- Jogos fora: 4
- Jogos com adversários directos: 3 (Belenenses; Nacional; Paços).
- Jogos com os outros 3 grandes: 0

Momento Actual:
- Últimos 6 jogos: V; D; V; D; E; D – 7 pontos

Resultados:
- Em casa: 10 jogos – 4 vitórias – 5 empates – 1 derrotas: 17 pontos
- Fora : 11 jogos – 4 vitórias – 0 empates – 7 derrotas: 12 pontos


NACIONAL DA MADEIRA:

Calendário:
Boavista (casa); Naval (fora); Paços (casa); Aves (fora); Leiria (casa); Estrela (casa); Porto (fora); Beira-mar (casa); Braga (fora)


- Pontos: 28
- Jogos em casa restantes: 5
- Jogos fora restantes: 4
- Jogos com adversários directos: 3 (Paços; Leiria; Braga).
- Jogos com os outros 3 grandes: 1 (porto).

Momento Actual:
- Últimos 6 jogos: V; D; D; E; V; D – 7 pontos

Resultados:
- Em casa: 11 jogos – 6 vitórias – 2 empates – 3 derrotas: 20 pontos
- Fora : 10 jogos – 2 vitórias – 2 empates – 6 derrotas: 8 pontos


MARÍTIMO:

Calendário:
Beira-mar (fora); Braga (casa); Naval (casa); Sporting (fora); Benfica (casa); Setúbal (fora); Académica (casa);Belenenses (fora); Boavista (casa)



- Pontos: 28
- Jogos em casa restantes: 5
- Jogos fora restantes: 4
- Jogos com adversários directos: 2 (Braga; Belenenses).
- Jogos com os outros 3 grandes: 2 (Sporting e Benfica)

Momento Actual:
- Últimos 6 jogos: D; E; E; V; D; D – 5 pontos

Resultados:
- Em casa: 10 jogos – 5 vitórias – 2 empates – 3 derrotas: 17 pontos
- Fora : 11 jogos – 3 vitórias – 2 empates – 6 derrotas: 11 pontos


Conclusões:

1 - O Belenenses não tem um calendário fácil até ao final de época. Mais: de entre os 6 clubes aqui considerados, terá claramente a tarefa mais complicada.
Terá 4 jogos no Restelo e 5 fora de casa, defrontando 4 adversários directos – 3 fora de casa – e ainda o Porto e o Sporting, também enquanto visitante. Tratam-se, portanto, de 5 jogos muito difíceis, sendo fundamental pontuar em Paços de Ferreira, em Leiria e também em Braga. Por outro lado, os azuis têm vindo a realizar uma extraordinária campanha enquanto visitantes – o 4º melhor da liga – e encontram-se num momento de forma muito apreciável: 7 pontos nos últimos 3 jogos realizados.
Em casa, ao invés, o Belenenses tem teoricamente um calendário mais acessível – recebe o Aves, o Estrela, o Beira-Mar e o Marítimo – estando praticamente obrigado a somar 12 pontos. Caso se concretize esta possibilidade, 9 pontos enquanto visitante deverão ser suficientes para atingir uma classificação dentro das 5 primeiras posições.

2 – Também o Sporting de Braga parece, pelo menos teoricamente, ter um calendário difícil pela frente, com 3 jogos frente a adversários directos na luta pelos lugares europeus e ainda confrontos com Sporting e Benfica – somente 2 destes 5 jogos serão realizados fora de casa. Até ao final da liga terá a vantagem de jogar perante o seu público em 5 ocasiões, onde geralmente obtêm bons resultados.
Contra os bracarenses está, todavia, o mais importante: o momento de forma. Somente 7 pontos nos últimos 6 jogos, e um calendário com 2 jogos extras no mês de Março – hoje em Londres e no dia 25 perante o Varzim.

3 – Já o Paços de Ferreira terá, a priori, 4 jogos mais complicados pela frente: 3 frente a adversários directos e ainda com o Porto. Serão todos em casa, o que significa outros 5 jogos enquanto visitante. A dificuldade dos jogos caseiros e a má prestação dos pacenses nos jogos fora da Mata Real – 11º da liga com somente 9 pontos – levam a crer que será extremamente difícil ao Paços atingir uma classificação europeia. Por outro lado, é, de entre as 6 consideradas, a que se encontra em melhor forma, isto se tivermos os resultados como barómetro: 11 pontos nos últimos 6 jogos. A força da equipa enquanto visitada também não deve ser desprezada: 3ª melhor da liga com 23 pontos.

4 – A União de Leiria parte com 3 pontos de desvantagem em relação aos lugares europeus, mas é, claramente, a equipa com melhor calendário entre as que considerámos: terá somente 3 jogos com adversários directos e só um deles – Paços de Ferreira - será fora do Municipal de Leiria.
Apresenta, todavia, como handicap, o momento actual de forma: somente 7 pontos nos últimos 6 jogos e um único ponto nas três últimas jornadas.

5 – Finalmente, as equipas madeirenses – Nacional e Marítimo - apresentam-se neste
momento como candidatas menos prováveis a atingir um lugar europeu. Antes de mais, ambos encontram-se a 4 pontos desta possibilidade. Em segundo lugar são equipas muito inconstantes, sobretudo devido a magreza dos seus resultados sempre que actuam no Continente – Nacional com 8 pontos fora de casa em 10 jogos e Marítimo com 11 pontos em 11 jogos.

6 – Perante todos estes factores – e a teoria vale o que vale no futebol – o Braga e a União de Leiria apresentam-se como os mais sérios opositores do Belenenses nesta corrida para chegar à UEFA através da liga. Escusado será dizer que Belenenses e Braga têm ainda oportunidade de atingir este desígnio via taça de Portugal. Existe ainda a forte possibilidade do 6º lugar da liga dar acesso às competições da UEFA. Para tal basta que o Sporting chegue a final com os azuis do Restelo ou com os bracarenses, partindo do pressuposto que ambos ficarão classificados nas 5 primeiras posições da liga.