15 anos do Azulão


O Azulão fez 15 anos, o nosso Azulão com 15 anos como o tempo passa.
Em primeiro lugar deixem-me agradecer ao seu principal obreiro o Luis, que incansavelmente foi alimentando o nosso fanzine, com muitas dificuldades, mas estou certo com um imenso prazer na sua realização, hoje conta com a ajuda preciosa do "Salta" e também a ele lhe endosso o meu agradecimento.
Infelizmente gente há que nunca deu ao Azulão o devido valor (hoje são menos felizmente), o Azulão sendo o Fanzine Oficial do nosso Grupo é o veículo priveligiado da Furia Azul, no passar da mensagem a todos os ultras, e sócios do clube. Está para o universo ultra da FA como o jornal do Belenenses está para o clube.
Actualmente com um grafismo mais interessante e apelativo, com páginas a cores torna-se mais estimulante a sua compra dirão alguns, com alguma razão é certo, no entanto, eu, nem que fosse uma simples folha batida à máquina sem uma única foto, compraria-lo na mesma uma vez que o que interessa realmente é o seu conteúdo, os seus relatos, as posições do grupo etc. e claro estaria dessa forma a contribuir à mesma para ajudar o "meu" o nosso grupo.


Este é o espírito com que sempre, desde o nº. 0 (que tenho guardado algures e não o
encontro para não variar), uns melhores outros piores, uns com conteúdos mais originais outros nem tanto, o que interessa é que eu tenho a certeza que dessa forma me mantenho informado sobre a realidade do clube e do grupo, a estou a ajudar financeiramente a Furia.
A altura em que surge o Azulão, era no plano de informação algo muito diferente do que existe hoje, num período em que quem tinha um gosto especial e o pretendia difundir, recorria muitas vezes à elaboração de fanzines (as da altura eram principalmente de música,BD, e algumas do movimento ultra e claques), era um tempo que não havia este motor brutal de informação, a que chamamos "a net", um tempo em que para sabermos alguma coisa dos outros grupos, liamos as fanzines da época, trocávamos cartas com correspondentes etc.


Foi também com esse propósito de informar todos os ultras e difundir ainda mais o nome do nosso clube e do nosso grupo que surge o Azulão, pela carolice do Luis e do Miguel que fizeram o primeiro exemplar num computador (computador com processador de texto nem todos tinham com facilidade na altura) e assumiram o compromisso que iria sair com uma regularidade de "quando calhar", no entanto o sucesso do Azulão foi de tal ordem que do "quando calha" a nossa zine chega-nos às mãos todos os jogos em casa, o que é obra, pois é feita com muito pouca ajuda, apesar de já ter escrito alguns textos são uma gota de água no oceano de palavras com cheiro a pastéis que o azulão já derramou, fazendo as nossas delicias.
É algo que devemos ter presente, principalmente os ultras da Furia Azul, que tantas vezes escrevem nos comentários ou elaboram os próprios blogs do grupo, que a ajuda de escrever um texto, enriquece e ajuda a que o azulão se torne cada vez mais de todos nós.


Lembro-me de como o Azulão foi crescendo em termos de grafismo, de conteúdo, de cor etc., esta época a aposta do nosso grupo em torno do Azulão foi grande, dando-lhe um maior destaque, fazendo-o acompanhar de uma colecção de autocolantes, sempre diferentes em cada novo número, a inovação de se introduzir cor em algumas das páginas do fanzine, veio melhorar o seu aspecto. Esta era uma aspiração bem antiga e finalmente alcaçada, já se tinham feito alguns exemplares logo no inicio todos a azul e branco, graças a umas cópias que se conseguiram sacar na altura.
Resta referir que o Azulão já teve vários cabeçalhos, vários formatos, vários grafismos,mas um só propósito, difundir o nome do nosso grupo e divulgar pelos quatro cantos do mundo(literalmente através dos correspondentes) os nossos objectivos e façanhas bem como as do Mágico Belém.


Como diz o Luis no editorial do último Azulão, já pensaram na quantidade de publicações que já apareceram e desapareceram nos últimos 15 anos? Ainda é um motivo de orgulho maior que uma publicação que tira em média 200 exemplares resista à custa do voluntarismo e devoção a um ideal e a um símbolo.
Já agora para os que não saibam, o nosso Fanzine é o mais antigo no panorama ultra
nacional, e seguramente um dos mais antigos da Europa. Só em jeito de curiosidade quando uma vez estive em Roma um dos ultras com quem estive tinha 4 exemplares do Azulão, e apesar de não perceber "un cazzo" do que lá tinha escrito pediu-me encarecidamente que lhe enviasse mais alguns.


Estamos todos de Parabéns que a revista seja o próximo passo em direcção a pelo menos mais 15 anos a informar todos os Belenenses.