e assim foi a semana azul...

Muitos acontecimentos teriam lugar aqui, neste post que pretende comentar a semana azul: o aniversário do Belenenses e do estádio do Restelo; a assembleia geral do clube; o aniversário da Fúria Azul; o jogo com o Boavista; a corrida das Salésias ao Restelo; e ainda os encontros das modalidades de pavilhão.
Todavia, vou deliberadamente me abstrair de comentar alguns deles, visando ser objectivo e o menos maçador possível.

As comemorações do 22º aniversário da F.A. decorreram sem grandes surpresas, sendo de assinalar a realização de um jantar muito concorrido na sexta-feira, dia 29, seguido de uma saída pela noite lisboeta. Foram muitos os momentos a destacar, começando pelo estado ébrio do lu, que desta vez superou-se a ele próprio! Desde comer com as mãos e cuspir toda a gente quando berrava belém, tudo valeu. Como não o vi no jogo com os axadrezados, espero que tenha chegado vivo a casa...
No dia anterior, realizara-se a assembleia geral do clube no pavilhão, importante acontecimento que contou com a presença de cerca de 160 associados, uma dúzia dos quais furiosos. De salientar que quase todas as intervenções de associados azuis mostraram desagrado com a actual direcção liderada por Cabral Ferreira, o que significa que os sócios ainda não esqueceram - e muito bem - os resultados desportivos do futebol na época passada. De facto, apostar numa classificação europeia - e gastar consuante este designío - e depois descer desportivamente de divisão é inadmissível. Nem 1000 casos Mateus salvadores apagam esta realidade: o nosso Belenenses é gerido por incompetentes, o que não significa que não amem o clube e façam o seu melhor; simplesmente o seu melhor é muito pouco.
Uma segunda nota de destaque na Assembleia vai para a questão do écletismo do Belenenses, ou se quiserem dos suspostos gastos excessivos em dezenas de modalidades que não o futebol, nomeadamente nas modalidades de pavilhão - andebol, basquete e futsal. Muitas opiniões defenderam então a velha questão que o clube tem de apostar exclusivamente no futebol, como se as modalidades amadoras fossem culpadas das desgraças que sucederam na liga. É assim: o futebol gastou - ou esbanjou!!! - mais de 5 milhões de euros e desceu de divisão, enquanto as modalidades contaram com orçamentos reduzidos e foram, em grande medida bem sucedidas. A culpa é da gestão desportiva do futebol ou das amadoras? Parece-me clara a resposta...
E por falar em má gestão desportiva não é que na assembleia interviu o Barros Rodrigues, ex. administrador da SAD azul, e acusou a direcção a torto e a direito? Entre outros aspectos deve ser salientada a sua afirmação no sentido de não desejar Couceiro, tendo este treinador sido imposto pela direcção, leia-se por Cabral Ferreira! E já que o Couceiro veio à conversa, não consigo deixar de referir que o silas, numa excelente entrevista publicada exclusivamente no azulão (agora renovado e parcialmente a cores), afirmou que, no decorrer do fatídico jogo de barcelos, a equipa técnica não informou os jogadores da eventual descida de divisão que se perspectivava a partir de determinado momento!!!??? Ou seja, os jogadores não sabiam qual a situação que se desenrolava nos restantes encontros da liga, julgando que mesmo perdendo não desceríamos de divisão!!! Porquê então "morrer" em campo, na procura do empate? Alguém me consegue explicar a estratégia do senhor Couceiro? Enfim...

Finalmente chegou o fim-de-semana, e com ele o tão esperado jogo frente ao boavista. Logo a partir das 4 horas da tarde começaram a aparecer os ultras azuis no restelo, embora a noite tivesse sido longa devido ao aniversário furioso. Preparou-se todo o material, beberam-se umas cervejas, e o clima de expectativa e ansiedade foi sempre crescendo. Preparada a comissão de boas vindas aos nossos amigos axadrezados, não é que estes - sempre orgulhosos por chegar ao restelo sem escolta - vinham cercados de veículos policiais? Mais: deram uma volta estranha, e chegaram pelo local menos provável. Quem tem cú, tem medo, diz o ditado popular...
Tudo o resto não é necessário comentar, mas fica no ar o seguinte pensamento: a psp de Lisboa é a melhor amiga dos panteras cor-de-rosa!

Quanto ao jogo propriamente dito, o número de espectadores ficou muito aquém das espectativas, não ultrapassando os 2.500. Seja como for, o sector ultra da Fúria esteve muito bem composto, com talvez 170 furiosos. Para além das habituais bandeiras e estandartes, foram ainda abertos alguns potes de fumo, que deram um colorido fixe à bancada.
Apesar do nevoeiro artificial, o que é certo é que o Belenenses, numa noite infeliz, não contou com nenhum D. Sebastião salvador dentro das 4 linhas, e a maldição do restelo em jogos com o boavista não foi quebrada.
Porquê?, pode-se perguntar. Em minha opinião, grande parte dos factores que explicam a nossa derrota encontram-se na cabeçada desastrada de sousa, que funcionou como uma assistência para o primeiro golo dos axadrezados. Tudo os restantes minutos ( 80?) do jogo reflectiram este momento infeliz. Assim, o boavista passou a defender com quase todos os seus jogadores, e bem, e os nossos jogadores foram sempre incapazes de dar a volta aos acontecimentos. claro que com o segundo golo(fruto de um segundo remate, ou seja 100% de eficácia), ainda antes do intervalo, o cenário ficou ainda mais negro.

De salientar em termos ultras, a excelente prestação da Fúria nos primeiros 45 minutos, sempre a cantar e com um volume decibélico muito interessante.
Se nas 4 linhas o cenário não mudou muito de figurino - o boavista defendeu ainda mais, e o Belenenses foi incapaz de atacar convenientemente - nas bancadas não se repetiu o bom apoio dado, já que metade dos furiosos entenderam deslocar-se para a superior, e assim ficar mais próximos dos nossos "amigos" do bessa.
Nenhum bom general divide as suas tropas, e também neste caso penso não ter sido positiva a divisão. Na central ficaram poucos furiosos que praticamente não cantaram perante a evolução negativa do jogo, e na superior os restantes furiosos limitaram-se a provocar os carteiristas axadrezados (cerca de 30 panteras cor-de-rosa num sábado!!!), sempre escoltadissimos pela polícia - partes da superior acabaram mesmo por ser evacuadas.

Quanto às restantes modalidades principais do clube o fim-de-semana foi muito positivo. Assim, o futsal venceu em matosinhos o junqueira por 4:3; o andebol, também fora de casa, esmagou o vitória de setúbal por 26:18, e continua a liderar o respectivo campeonato; enquanto o basquete venceu o ginásio e obteve assim a 5ª posição no torneio dos campeões.

Nota final para a corrida das salésias ao restelo. Compareceram centenas de belenenses, entre o quais muitos furiosos, que para além de se divertirem demonstraram como o Belenenses é grande.