Quem nos dirige?



SECÇÃO TERCEIRA – DIRECÇÃO
Artigo 80º
A Direcção é o Órgão Social ao qual compete a administração do C.F.B. em todos os domínios da sua actividade.
Artigo 81º
1 - A Direcção é composta por um Presidente e entre quatro a dez Vice-Presidentes.
2 - Um dos Vice-Presidentes deve, obrigatoriamente, ter a seu cargo, o pelouro da Juventude nele ficando incluídos os agrupamentos organizados em “claques” de apoio às equipas desportivas do Clube.
3 - O Presidente da Direcção nomeará, sob proposta dos Vice-Presidentes, até ao máximo de vinte Directores, bem como o número de Seccionistas e Assessores que entender necessários para a gestão das actividades do C.F.B.
4 - Os pelouros e secções serão distribuídos pelo Presidente aos Vice-Presidentes após a tomada de posse e poderão ser objecto de modificação, desde que haja acordo entre os interessados directos, ao longo do mandato.
5 - Ao Presidente da Direcção, como primeiro responsável pelo Executivo, compete a promoção e a coordenação geral das actividades directivas.
6 - O Presidente da Direcção será substituído, nas suas ausências e impedimentos, por um dos Vice-Presidentes por si designado.

Começo este artigo precisamente pelo octagésimo artigo dos estatutos do nosso Clube para fazer uma pregunta a quem souber responder, alguém sabe quem compõe hoje em dia a direcção do Clube de Futebol “os Belenenses”??

De acordo com fontes, que considero serem bem informadas, assiste-se hoje no Restelo a uma dança de lugares, com saídas e entradas arbitrárias, com os elementos que saem a criticarem tudo e todos (presumo que nas costas uns dos outros), com os elementos que ficam a reclamarem com os que saem.

Mas a verdade é uma, da equipa que ganhou as últimas eleições, pouco restará, e o que sabem os sócios sobre isso? Já agora porque é que não há uma lista dos orgãos sociais do Clube publicados no site oficial?

Onde está a prometida Assembleia Geral, que poderia e devería ser esclarecedora, nestes e noutros aspectos cruciais à vida do Clube?

Será que o despoletar de tudo isto foi o propalado “Caso Mateus”? Terão sido as vendas de alguns jogadores? Serão as receitas, que chegarão ao Clube com a venda dos referidos jogadores?

Talvez também neste contexto sejam relevantes as declarações do Presidente Cabral Ferreira, ao jornal Record onde afirma- “Não há clivagens na direcção. O que há é diferentes opiniões sobre as mais variadas matérias, mas as decisões, depois de aprovadas, são consensuais e vinculam todos, do presidente aos vices.”

Gostariamos de saber quais são as opiniões (como por exemplo o que é o P.A.I.) e já agora, quem são os vice-presidentes que ainda restam para terem opiniões vinculadas à direcção.

Ainda mais graves, parecem-me ser as declarações do Presidente da Ass. Geral da SAD (presumo que é assim que se designa o órgão), quando afirma que é preciso que haja silêncio em torno destas questões para que tudo seja feito com calma e ponderação. Agora eu pergunto, desde quando as inquietações dos sócios e adeptos perante o estado grave em que se encontra o clube, são vistas como actos de destabilização? Será que o estado de desnorte é assim tão grave, que já temos dirigentes a pensarem nos sócios que representam, como o inimigo interno que urge combater e silenciar?

Muita, mas mesmo, muita coisa mal feita, têm feito estes senhores, que até ver ainda têm legitimidade para dirigir o nosso Clube, infelizmente a questão mais premente na cabeça dos sócios continua a ser o “caso Mateus”, que os vai encobrindo da má gestão que tem sido feita no nosso Belém.

Mas quando este caso passar e se começar a direccionar as atenções para o que tem acontecido neste passado próximo no nosso clube, será caso para perguntar “O que é que estes gajos têm estado a fazer?!”