Comissão Disciplinar da Liga despromove Gil Vicente

Antes de mais quero justificar a quase total ausência de actualizações deste blog nos últimos tempos. Não deixei de ser Belenense após o fatídico jogo de Barcelos. Sou hoje tão Belenense como sempre fui. Simplesmente sou um Belenense cansado e desiludido. Independentemente da nossa equipa de futebol disputar ou não a superliga na época de 2006-2007, entendo que algo muito grave se passa no nosso Belenenses. Antes demais a flagrante desresponsabilização da direcção presidida pelo engenheiro Cabral Ferreira é no minimo obscena. Não está em causa a sua dedicação e Belenensismo mas tão somente a sua incompetência para gerir o nosso clube. Quem aposta em classificar-se para uma prova europeia - e gasta dinheiro consuante este designio de pré-época - e acaba por desportivamente descer de divisão é obviamente incompetente. Qual a saida honrosa? Somente uma: eleições antecipadas!

Passemos aos acontecimentos de hoje e para tal vou transcrever integralmente a notícia do jornal desportivo A Bola.

"A Comissão Disciplinar da Liga, ontem reunida, resolveu dar razão ao Belenenses no polémico caso Mateus, o que significa a manutenção do clube do Restelo na Liga e a despromoção do Gil Vicente à Liga de Honra.
Apesar do clima de confidencialidade que ainda envolve o processo, na medida em que só hoje as partes envolvidas serão notificadas, A BOLA conseguiu apurar que aquele órgão jurisdicional deliberou responsabilizar o Gil Vicente por violação do artigo 63.º do Regulamento Disciplinar da Liga, o qual determina que quem recorrer aos tribunais comuns sem autorização da Liga de Clubes e da Federação Portuguesa de Futebol será punido com «pena de baixa de divisão».
Os pormenores da votação são obviamente desconhecidos, mas sabe-se que dos quatro elementos que compõem a Comissão Disciplinar, um deles, Domingos Lopes, advogado de profissão, declarou impedimento e não esteve presente, por ser familiar de um dirigente do clube de Barcelos.
Esta medida, recorde-se, só não assume carácter definitivo na medida em que é passível de recurso para o Conselho de Justiça da FPF.
O caso Mateus, conforme ficou conhecida a polémica transferência do jogador do Lixa para o Gil Vicente, tornado público em primeira mão nas páginas de A BOLA, adquiriu forma em consequência do recurso do Gil Vicente aos tribunais comuns para tentar fazer vingar uma posição que lhe fora recusada em face da legislação desportiva.
A primeira acção interposta no Tribunal Administrativo e Fiscal de Braga não teve efeitos, dado o juiz ter considerado que se tratava de uma questão eminentemente desportiva. Não satisfeito, no entanto, o Gil Vicente recorreu ao Tribunal do Porto, que lhe deu razão e que depois, em face da exposição da FPF, considerou sem efeito a sua primeira decisão.
Entretanto, Mateus fora autorizado a alinhar em quatro jogos.
A questão principal, porém, não se prende com a legalidade ou não da utilização do jogador, mas sim com o comportamento assumido pelo clube de Barcelos, que violou um princípio considerado intocável pela FIFA, ao ponto de ter sido ela própria a questionar a FPF sobre os contornos deste processo, cujo primeiro passo para despromover o Gil Vicente foi dado pela Comissão Disciplinar da Liga."

Entretanto o presidente do Gil, António Fiúza, ja reagiu, declarando que «Ainda não recebemos qualquer notificação, por isso não vou estar a falar sobre o assunto. No entanto, tudo isto é muito estranho e, a confirmar-se, claro que vamos recorrer, pois temos a razão do nosso lado».

Terá mesmo senhor presidente?
Todos os Belenenses esperam que não!