Ninguém pára os Cruzados.


Nove jogos, nove vitórias! Os Cruzados terminaram a primeira volta da Liga Profissional de Andebol enquanto líderes incontestados.
O jogo de ontem revelava-se à priori bastante difícil, não obstante a expectativa da massa associada azul após a brilhante vitória em Braga frente ao ABC.
Cerca de 500 adeptos Belenenses desafiaram a chuva e o frio e compareceram no pavilhão do Restelo, correspondendo deste modo aos apelos dos jogadores.
O Águas Santas entrou melhor no jogo e, fruto de algum nervosismo dos azuis e da exibição menos conseguida de Humberto Gomes, dominou claramente o encontro nos primeiros 20 minutos: espelhando a supermacia inicial os maiatos alcançaram um parcial de 6-11.
Mas tudo mudou nos 10 minutos finais da primeira parte, arrancando os cruzados para uma excelente exibição que roçou a perfeição em alguns momentos. Momento decisivo para a inversão da marcha do resultado foi Humberto Gomes, ao efectuar três ou quatro defesas muito importantes, e também a entrada em campo de Francisco Bacalhau e Diogo Pinheiro.
Com um parcial de 5-2 neste período, o intervalo chegou com os azuis somente a 2 golos dos visitantes: 11-13.
O público, tal como a equipa, esteve bastante apagado durante quase toda a primeira parte, mas no final os cânticos começaram-se a ouvir com força, antevendo o que viria a ser uma excelente segunda parte dentro e fora das 4 linhas.


De facto o início da segunda metade confirmou a recuperação azul, tendo os cruzados alcançado o empate cerca dos 10 minutos de jogo. De destacar nesta fase a forma como os homens de cruz de cristo ao peito defenderam (nos primeiros 12 minutos os maiatos lograram marcar somente 3 golos). Com um terço dos 30 minutos finais cumpridos, o pavilhão estava já ao rubro, e ninguém duvidava qual 7 iria vencer o encontro. Aos 15 minutos os azuis, através de Bacalhau colocaram-se definitivamente na liderança do marcador, posição que permaneceria inalterada até ao final. Assim, apesar da expulsão de Vladimiro Pinto após responder às constantes provocações de Joel Rodrigues (bom para as obras e não para o andebol de alto nível), os cruzados dominaram sempre, alcançando inclusive uma vantagem de 4 golos em determinadas fases do encontro.

Entretanto a festa era já grande nas bancadas, com todos os sócios cantando ou batendo palmas em uníssono, sempre liderados pela Fúria Azul. Os ultras não seriam mais de 15 (número a rever nos próximos jogos dada a sua pouca expressão), mas revelaram-se muito activos vocalmente sobretudo na segunda parte. O jornal desportivo diário "O Jogo" introduz mesmo o jogo com o cabelhaço "Fúria azul no final", referindo-se à recuperação dos cruzados e ao ambiente vivido no pavilhão.

Destaque individual para Francisco Bacalhau, lateral que concretizou 8 golos em somente 40 minutos, sendo em nossa opinião o melhor jogador azul na partida de ontem. Aspecto a retificar deverá ser os livres de 7 metros, já que desperdiçamos pelo menos 3 oportunidades naquela situação de jogo.

O treinador azul, José Tomás, traçou como meta no final do encontro terminar a fase regular em 1º lugar: "Eles têm de ser melhores que nós para nos derrotarem. Queremos continuar em 1º lugar pelo menos até ao final desta fase"

Entretanto o nosso cruzado João Pinto, através do forum do www.andebol-belenenses.com, agradeceu, em nome da equipa, a massa associada azul, com natural destaque para a Fúria Azul:

"Foi com grande alegria que vi hoje as nossas bancadas bastante compostas com os nossos magníficos sócios, obrigado por acreditarem no nosso trabalho... Creio que hoje ficou mais que provado a vossa importância, o jogo não nos começou da melhor forma mas muito graças ao vosso apoio incondicional conseguimos ultrapassar mais uma importante batalha nesta nossa guerra. Vocês foram soberbos e acredito que com a vossa força e o nosso empenho vamos continuar a ter muitas alegrias... Como não podia deixar de ser, um grande obrigado à nossa querida FÚRIA AZUL pois são incansáveis e hoje muito do fôlego que tivemos para dar volta ao resultado fomos buscar a vocês. Lanço um desafio para junto com a secção arranjarem maneira de não só em casa mas também fora conseguirem estar presentes e poderem dar o vosso tão precioso apoio, Saudações azuis e viva e BELÉM."

OBRIGADO NÓS! GUERRA SANTA ATÉ AO TÍTULO!