NO CAMPEONATO DOS ADEPTOS...

A nova época desportiva está à porta. Dia 30, no Restelo, a equipa de futebol do grande Belenenses apresenta-se oficialmente aos seus adeptos. Ora este post tem como objecto precisamente os adeptos azuis.

O Belenenses, enquanto clube histórico do desporto nacional, tem e sempre teve uma massa adepta exigente e reivindicativa, que não deixa de expressar, de várias formas, o seu desagrado face aos diferentes aspectos que constituem a vida do clube: resultados desportivos, entrega dos jogadores, competência da equipa técnica, da direcção e também da SAD, por exemplo.

A questão da anterior SAD, leia-se a sua flagrante incompetência, num passado recente foi muitissímo debatida, várias direcções foram postas em causa nesta ou naquela circunstância, as equipas técnicas e os jogadores em geral estão sempre na mira crítica da massa adepta azul.
No ano anterior, nomeadamente, o próprio Carlos Carvalhal enquanto técnico foi bastante criticado por sectores importantes de adeptos, sucedendo algo semelhante, em menor escala, com alguns jogadores.

Evidentemente, este espiríto critico e reivindicativo é, quase sempre, bastante positivo, porque revela ambição, dinamismo e a vitalidade indispensáveis ao crescimento do nosso clube.

Avaliando muito sinteticamente a prestação desportiva da nossa equipa de futebol na época passada, é evidente que está não foi brilhante, muito longe disso, ficando sempre presente nos adeptos Belenenses que o potencial dos jogadores não foi devidamente rentabilizado - nomeadamente, e de forma quase escandalosa, nos jogos fora do Restelo - sabendo o nono lugar a pouco.
Ainda assim, esta modesta classificação desportiva superou consideravelmente a classificação dos adeptos azuis, isto em termos meramente quantitativos.

De facto, no campeonato dos adeptos, a massa adepta azul teve uma prestação a roçar o miserável, com um pouco prestigiante décimo terceiro lugar - 67.000 espectadores no Restelo (15.000 em termos máximos num só jogo), ou seja, uma média de 3.941. Mais: pelo menos metade deste valor total foi obtido nas visitas de sporting, porto e benfica, sendo portanto a média nos restantes 14 encontros demasiado humilhante para nos darmos ao trabalho de a calcular.

Numa base comparativa, podemos acrescentar que o vitória de guimarães teve no seu estádio ao longo da época 258.388 espectadores (média de 9.000); o braga 192.145 (média de 6.155); a académica 158.981 (5.000 de média), o boavista 153.300 (média de 4.500). Inclusive pequenos clubes como o penafiel, o gil vicente e o leiria obtiveram nos seus estádios uma média de espectadores superior ao nosso Belenenses.

Estes números dramáticos, revelam-se ainda mais negros se tivermos em conta o número de sócios de cada um destes clubes. No que nos interessa directamente, o Belém tem actualmente mais de 20.000 sócios o que significa que a percentagem de sócios que efectivamente vai à bola não ultrapassa em média os 7,5%!!!

Reservando, não obstante, uma análise mais aprofundada das causas desta realidade para futuros posts (o debate pode desde já ser iniciado nos comentários) é caso, ainda assim, para se perguntar: TEMOS O CLUBE E OS RESULTADOS DESPORTIVOS QUE MERECEMOS?