Programa Eleitoral do Eng. Fernando Sequeira

Decorreu hoje de manhã a apresentação pública do programa eleitoral do Eng. Fernando Sequeira.

O Belém até Morrer disponibiliza-o na íntrega, apresentando ainda a reportagem efectuada no passado dia 12 de Março na qual o futuro presidente do Belenenses pormenoriza em discurso aquelas que serão as linhas mestras do seu mandado.

Programa Eleitoral:

1. INTRODUÇÃO

A candidatura às próximas eleições, a realizar no dia 29 de Março de 2008, destina-se a completar o mandato da anterior Direcção, terminando o mesmo a 30 de Abril de 2009.

Deste modo, entendemos que é urgente organizar e credibilizar o Clube de Futebol “Os Belenenses”, a fim de o modernizar e criar uma estrutura sólida para um desenvolvimento e crescimento desportivo sustentável.

A lista encabeçada por Fernando Sequeira realizou um programa sério, rigoroso e responsável que pretende alcançar uma gestão desportiva moderna e ambiciosa, assente num conjunto de medidas que constituem a base dos planos de trabalho a desenvolver no próximo ano.

2. MEDIDAS

As Medidas que esta candidatura pretende desenvolver e implementar são as seguintes:

I. AUDITORIA DE CONTAS

Solicitar a realização de uma auditoria às contas do Clube de Futebol “Os Belenenses” e da sua S.A.D. a uma conceituada empresa, externa, idónea e competente, na área da auditoria e consultadoria, de forma a que seja possível perceber toda a gestão efectuada nos últimos anos e verificar o verdadeiro e actual estado da situação económica/financeira. Esta auditoria é prioritária e a sua realização deverá ser entendida como medida de gestão, sendo solicitada no primeiro dia útil após a tomada de posse.

II. RESTRUTURAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DO CLUBE

Ao nível da estrutura organizativa pretende-se organizar o Clube nas seguintes áreas:

Financeira/Administrativa;
Comercial;
Marketing;
Imagem e Comunicação;
Informática;
Recursos Humanos.

É intenção da futura direcção dotar o Clube de Futebol “Os Belenenses” de meios humanos e técnicos (materiais) adequados, sendo estes essenciais para o alcance de uma estrutura interna organizada e gerida de acordo com os tempos modernos.

III. ÁREA ECONÓMICA/FINANCEIRA

A área económica/financeira do Clube de Futebol “Os Belenenses” tem vivido momentos difíceis nos últimos anos, devido à falta de planeamento e à inexistência de uma estrutura de base que permita, a curto prazo, resolver problemas de tesouraria e cash flow.

Face à situação que o Clube atravessa, quer no aspecto económico como no aspecto financeiro, irão ser tomadas um conjunto de acções que visam estabilizar a situação, nomeadamente:

Resolver o passivo exigível de curto prazo, relativamente a fornecedores e credores e outras entidades, quer privadas quer públicas;
Contenção e redução de custos fixos;
Pugnar pelo aumento das receitas;
Elaboração de orçamentos departamentais com um rigoroso controlo dos mesmos.

IV. COMPLEXO DO RESTELO

É essencial e urgente pensar em implementar um projecto de reconversão do Complexo do Restelo. Deste modo, será proposto definir com rigor e de imediato, junto das autoridades competentes, um Master Plano, para um aproveitamento da área existente, na vertente desportiva, de lazer e comercial, que permita ao Clube um futuro auto-sustentável.

O objectivo é rentabilizar esta área (com impactos urbanos reduzidos) levando à criação de relvados e espaços verdes, muita oferta de desporto e lazer e ainda algumas soluções comerciais.

V. CENTRO DE FORMAÇÃO E DESPORTO

Construção de um centro para a formação de atletas para o Clube e prática de desporto para as populações envolventes, o que irá permitir alargar toda a área de captação de jovens e aumentar a zona de influência do Clube.

Este centro compreenderá um conjunto de infra-estruturas desportivas com efeitos práticos quer no que diz respeito ao aumento de receitas directas quer indirectas (por exemplo o aumento do número de associados).

VI. MODALIDADES AMADORAS

Definir uma política para as modalidades amadoras para que as mesmas representem uma mais valia para o Clube em termos de imagem, de valorização da marca “Belenenses”, de títulos conquistados, de formação de atletas portadores de uma filosofia e mística do Clube, funcionando, deste modo, como uma referência para os mais jovens.

As modalidades amadoras deverão caminhar rapidamente para a sua auto-suficiência ao nível económico e financeiro, assumindo o Clube unicamente as despesas com os custos indirectos.

VII. FUTEBOL

Definir uma política desportiva para a S.A.D. criando valor com base na formação, na prospecção e no desenvolvimento de relações privilegiadas com clubes nacionais e internacionais.

Alcançar a estabilidade na equipa de futebol, mantendo-a em níveis aceitáveis de acordo com o prestígio do Clube.

Criar condições de auto-sustentabilidade e organização para que num futuro próximo seja possível ambicionar atingir objectivos de topo de uma forma constante e permanente.

3. CONCLUSÃO

Para além das Medidas atrás referidas é intenção da futura Direcção solicitar a uma empresa externa o estudo sobre o valor da marca “Os Belenenses”, bem como criar um gabinete de estudos ao qual será solicitado, como primeira tarefa, a revisão dos estatutos do Clube.

Em suma, este programa pretende reequilibrar, dinamizar e credibilizar o Clube de Futebol “Os Belenenses”, tendo como base um trabalho assente no rigor e na seriedade, tornando-o num clube auto-sustentavel, moderno e virado para o futuro.

Reportagem: