Ainda Ruben Amorim...

Segundo a Rádio Renascença, o destino de Ruben Amorim poderá afinal ser o porto.
O caso é confuso, mas segundo a rádio "o FC Porto tinha opção de compra desde que adquiriu César Peixoto. Nessa altura garantiu opção sobre os direitos desportivos dos jogadores Ruben Amorim e Gonçalo Brandão".

Este talvez fosse um facto irrelevante visto Ruben Amorim estar em fim de contrato e não estar obrigado a qualquer direito de preferência, mas segundo a R.R. em Outubro de 2007 o jogador "decidiu trocar de empresário, neste caso da empresa inglesa onde trabalha o português Amadeu Paixão, para Carlos Gonçalves. Comunicou essa decisão mas sem ter rescindido o contrato, ao ponto de na Federação Portuguesa de Futebol continuar registado o contrato com a tal empresa inglesa, que sabe BB, apenas termina em Dezembro de 2008".

Mais importante sob o ponto vista belenense são os números. De facto, o Belenenses poderá arrecadar uma verba muito significativa caso Ruben Amorim ingresse num clube português. Ao abrigo do Regulamento de Transferências para jogadores nacionais, até 31 de Maio o Belenenses tem que enviar uma carta a Ruben Amorim a oficializar o interesse na renovação, revelando nesse documento o valor que está disposto a pagar em termos anuais.

Se por exemplo o Belenenses apresentar uma proposta de 300 mil euros anuais (assim como um cheque de 30 mil euros, ou seja, 10% desse valor), será activado automaticamente o factor 10 de multiplicação, o que significa que os direitos que o Belenenses possuiria em caso de transferência seria de 3 milhões de euros.

Ao invés, a saída de Ruben Amorim para o estrangeiro emagrecerá drásticamente a verba que o Belenenses poderá arrecadar, não mais do que 700 mil euros dos direitos de formação.

Portanto, caso se concretize a transferência de Ruben Amorim para benfica ou porto, o Belenenses poderá, apesar de tudo, amealhar uma excelente verba que de certa forma "pagaria" a época 2008-09.

Partindo do pressuposto que a saída de Ruben Amorim representará um encaixe de cerca de 3 milhões de euros, deixamos uma questão:

- "Deverá o Belenenses manter o (alto) orçamento das últimas épocas?"

Relembramos que em 2009-10 os moldes da taça UEFA irão ser alterados, desaparecendo a eliminatória a eliminar antes da fase de grupos. Sendo assim, uma possível classificação europeia do Belenenses em 2008-09 garantirá aos azuis do Restelo a entrada automática na fase de grupos (de quatro clubes) da época seguinte.