Assuntos na ordem do dia - Bayern e Andebol.

A contagem decrescente continua, e estamos apenas a cerca de 70 horas do regresso do Restelo às grandes noites europeias. Depois do Mónaco há já 18 anos, o Belenenses recebe o colosso Bayern de Munique, encontrando-se a eliminatória completamente em aberto depois do embate de Munique.

Com vista precisamente à organização do grande jogo de 5ª Feira, Miguel Barreiros, director geral do clube, esclareceu certos aspectos práticos de grande interesse relacionados com a partida, tendo ainda sido abordados assuntos como o andebol e os ordenados em atraso.

Existem verbas em atraso de há duas épocas" - começou por dizer Miguel Barreiros - "existem verbas referentes à época passada. Que não é o mesmo que ter dois anos de ordenados em atraso. A direcção está sensível ao problema, está a tratar dessa mesma situação. Apesar do grande respeito que tenho pelos jogadores, penso que as suas declarações deveriam ser mais moderadas e explicitas. Jogadores acabados de chegar não podem ter meses de ordenados em atraso, podendo alguns, que já estão há mais tempo nesta casa, ter esse problema. São situações diferentes que têm de ser analisadas caso a caso, e que estão a ser geridas e negociadas com os atletas. A direcção está a trabalhar afincadamente no sentido de encontrar soluções para essa e para outras modalidades. Todas as modalidades tem dificuldades que têm a ver com o orçamento geral do clube: umas falam mais, outras falam menos, e todas merecem respeito."

Em relação à recusa dos jogadores de treinarem, Miguel Barreiros foi peremptório:
"É um direito que lhes assiste. Ou não. Esta questão competirá à respectiva secção resolver. Como atletas profissionais tem o direito - assim como o tem a direcção - de tomar as decisões que entenderem. Uma coisa tenho a certeza: com estas atitudes não estão nem a proteger a equipa e a si próprios, nem o clube e fundamentalmente não estão a proteger a modalidade. Ao contrário do que se possa imaginar. Não estão a credibilizar a sua própria actividade."

Folheando a página, entrámos no assunto Bayern. Em relação aos bilhetes já vendidos para o grande jogo de 5ª feira, Miguel Barreiros afirmou que o clube não divulga números, assim como não divulga o número de bilhetes que foram enviados para a Alemanha: "Aquilo que posso adiantar é que são esperados cerca de 1000 a 1500 alemães, contando com os residentes em Portugal. O Belenenses vai disponibilizar uma bilheteira no dia do jogo para os adeptos que se identificam com o clube bávaro, tendo estes um sector do estádio reservado."

Em relação aos associados belenenses, Miguel Barreiros afirmou que "muitos estavam a aguardar também que estivessem disponíveis os bilhetes de acompanhante para comprarem em conjunto o seu e o do seu acompanhante. Curiosamente os bilhetes mais procurados têm sido os mais caros."

Em relação à assistência total prevista, o director geral azul afirmou ser sempre difícil "quando não há histórico há 18 anos, e dada a natureza do encontro, fazer uma previsão acertada quanto a esses dados. Esperamos que os sócios e os adeptos do Belenenses aproveitem a oportunidade de assistir a um grande jogo. Como foi afirmado pela equipa técnica, não é só a equipa que vai defrontar galácticos, é também a massa adepta do Belenenses que vai defrontar uma equipa galáctica. Ou quer ser o 12º jogador, ou não quer. A capacidade do estádio para os jogos das competições europeias é cerca de 20.000. Evidentemente que se vão reservar algumas bolsas de segurança como é habitual."

Esquivando-se à pergunta da "casa cheia", Miguel Barreiros afirmou "que o que é importante referir é que as pessoas não guardem para a última da hora a compra do seu bilhete e a sua chegada ao estádio", devido a razões de segurança e operacionalidade. Realizando-se o jogo num dia de semana, "será muito mais difícil" - acrescentou - "entrar em condições. É um dia de trabalho, os jogos são o que são, nas competições europeias o horário é o que é, e porventura muita gente virá para o Restelo directamente do emprego. Recomenda-se que não esperem o dia do jogo para adquirir o bilhete."


Para evitar isto mesmo, a secretaria (situada no edifício das piscinas) estará aberta todos os dias das 10 às 20 horas. As bilheteiras na 5ª Feira abrirão faseadamente, a primeira das quais às 14 horas (no exterior do estádio). As restantes bilheteiras abrirão às 17 horas. As portas do estádio abrirão às 18 horas, ou seja, precisamente uma hora e meia antes do início do jogo.

O estacionamento estará condicionado, assim como algumas artérias nas imediações do Estádio do Restelo - algumas delas encontrar-se-ão inclusive cortadas ao trânsito.

A animação antes, no intervalo e após o jogo não foi anunciada:

"Isso é algo que ainda não vamos anunciar agora se vai haver ou não. Maior animação que o jogo propriamente dito será difícil", afirmou ainda Miguel Barreiros.

Quanto à transmissão televisiva do encontro para Portugal, não existe ainda confirmação oficial, mas "dificilmente será em canal aberto". Os direitos de transmissão foram adquiridos pela estação alemã ZDF.